quarta-feira, 3 de junho de 2015

Benefícios a partir de técnicas da massagem bioenergética ou holística



Diminuir o estresse ou aliviar dores musculares são alguns dos mais conhecidos benefícios das massagens. Essas técnicas milenares, no entanto, podem fazer muito mais pelo bem-estar das pessoas, contribuindo para o melhor funcionamento dos sistemas circulatório, muscular e nervoso, a diminuição dos sintomas de ansiedade ou depressão, e até o aumento da autoestima. Tais resultados são obtidos a partir de técnicas da massagem bioenergética ou holística, que enxerga o indivíduo numa escala mais abrangente.
“São técnicas que buscam não só fazer a pessoa relaxar ou aliviar uma dor, mas que relacionam corpo e mente de forma conjunta. O que fazemos nessa terapia é trabalhar com as emoções das pessoas, para buscar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito”.
Para chegar a esse equilíbrio, o terapeuta pode lançar mão de diferentes ferramentas. “Desde a massagem relaxante, que tem foco nas contraturas musculares, até massagem ayurveda (que age nos sistemas linfático, circulatório e energético), reflexologia (técnica baseada nas linhas de energia que se ramificam pelo corpo a partir dos pés) ou pontos de acupuntura da medicina tradicional chinesa”, enumera a especialista, também adepta pessoal do reiki, método de manipulação de energia por imposição das mãos. “Sempre finalizo minhas sessões com reiki”, diz.
Contemporânea
Embora a massoterapia seja baseada em técnicas milenares, a abordagem bioenergética é contemporânea, e vem ganhando mais atenção e espaço nos dias de hoje. “É bastante novo, pois envolve não somente a massagem física, mas ainda a energética. Engloba não só a anatomia e os músculos, mas mexe também com outros aspectos, como o emocional. Por exemplo, se uma pessoa se queixa de uma dor localizada, buscamos a raiz daquela dor, que pode resultar de emoções bloqueadas, causando movimentos errados”, exemplifica.
A abordagem bioenergética requer uma análise mais ampla do indivíduo, a fim de se definir as melhores técnicas terapêuticas. “É sentir a pessoa e perceber o que ela precisa”. O processo terapêutico lança mão ainda de técnicas de meditação e do diálogo com o paciente, além da busca do equilíbrio pelo próprio terapeuta. “É preciso estar em harmonia, pois o estado em que você se encontra é transmitido à pessoa”.
Físico e emocional
Os efeitos da terapia bioenergética são profundos, e os resultados podem se manifestar até de forma emocional. “É um processo muito íntimo, pois você abre seus canais. Às vezes a pessoa chora, fica sensível, às vezes precisa conversar depois da sessão, pois se sente aliviada ou feliz e quer dividir aquela sensação. Por isso é preciso saber como lidar e respeitar o tempo de cada um”.
A massagem terapêutica bioenergética é “muito humana”. “Vejo não apenas como uma prática técnica, mas uma forma de realmente ajudar as pessoas. Com ela, não se busca apenas resolver um ou outro problema isolado, mas trabalhar mais a fundo suas necessidades e questões”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails