terça-feira, 23 de junho de 2015

Entenda por que clima frio agrava dores musculares



Nosso corpo reclama quando a temperatura cai. Veja por quê.


Há algumas razões para aquelas dores que vão e vêm – musculares e nas articulações – tornarem-se mais constantes e intensas no inverno:

Nos dias frios aumenta a possibilidade de constrição vascular (contração dos vasos sanguíneos) e muscular para que o corpo se mantenha aquecido.  E quando as pessoas se encolhem por causa do frio, a contratura muscular pode gerar dor em algumas partes do corpo e afetar a postura.
Nas articulações, o líquido sinovial fica mais espesso com o esfriamento do corpo e pode gerar incômodos, também.
Mãos e pés ficam gelados (e por isto precisam de estimulação extra). É que no inverno, por causa da baixa temperatura externa, o organismo precisa aumentar a temperatura interna e enviar energia para os locais mais vitais, – cérebro, coração, pulmão e outros órgãos internos. As extremidades do corpo, como pés e mãos, então com menor quantidade de energia, ficam gelados.
Durante o inverno, os sintomas da artrose ou de bursite ficam acentuados. A sensação térmica percebida pelo corpo é mais baixa do que a temperatura marcada nos termômetros e as pessoas ficam sem disposição para atividades físicas. Mas é hora de lutar contra a preguiça, pois:
Exercícios físicos diários são importantes para a saúde, inclusive no inverno.  Os alongamentos e caminhadas são muito eficazes nessa fase, pois além de ativarem o sistema circulatório, promovem o relaxamento das fibras musculares, diminuindo a tensão muscular e facilitando o pleno funcionamento do sistema locomotor.
 Músculos e articulações, que não são exercitados, perdem a flexibilidade e contribuem para os sintomas de muitos problemas de saúde causados pelo sedentarismo, que se agravam com o avanço da idade.
Alongar-se em diversas situações

Faça Massagem para soltar a musculatura que está tensionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails