sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

“Será mesmo que a terapia da massagem traz benefícios?”.


 Pesquisas  comprovam os benefícios tão proclamados da massagem.
Há várias universidades, principalmente nos Estados Unidos, que estudam os efeitos da massagem sobre as pessoas em todas as faixas etárias como vamos ver a seguir, mas infelizmente aqui no Brasil não há muitos estudos sobre o assunto.
O “Touch Research Instituite”, nos Estados Unidos,  já conduziu em torno de 78 estudos sobre os efeitos positivos da terapia da massagem e dentre as descobertas significativas estão a melhora no crescimento (no caso de crianças), redução de dores (exemplo fibromialgia), redução nos problemas com a auto-imunidade (aumento das funções pulmonares na asma e diminuição dos níveis de glicose em diabéticos), melhoria da função imunológica e melhoria da performance e agilidade. Muitos destes efeitos se mostraram devido ao relaxamento e a diminuição dos hormônios do estresse.
Vamos mostrar um breve comentário de 5 estudos variados, já realizados nesta área:
1)”Better than a coffee break” – Melhor do que a paradinha para o cafézinho: compara  2 grupos dentro de uma empresa, um grupo(26 empregados) que recebia 15 minutos de massagem 2 vezes por semana e outro grupo (24 empregados) que não recebia massagem mas usava uma técnica de relaxamento apenas fechando os olhos e indução para o relaxamento.
Resultados:
O grupo que recebeu massagem demonstrou uma redução no estresse e maior disposição, enquanto o outro grupo não apresentou nenhuma melhora.
Ambos grupos tiveram as ondas cerebrais, alfa e beta medidas e observou-se que no grupo que as pessoas receberam massagem estavam mais alertas.
A quantidade de hormônio do estresse encontrados na saliva foi menor no grupo que recebeu a massagem do que no outro grupo.
O grupo massageado resolvia problemas matemáticos na metade do tempo que eles levam normalmente, além de terem 2 vezes menos erros do que quando eles não eram massageados. Enquanto as habilidades matemáticas do grupo que não recebeu massagem, apenas indução ao relaxamento, não houve nenhuma melhora.

2)”Research Shows Massage Therapy Works” – Pesquisadores mostram que a terapia da massagem funciona obtendo os seguintes resultados:
Estudantes de medicina da Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey que foram massageados antes de um exame, mostraram um redução significativa da ansiedade e da taxa de respiração, assim como um significativo aumento das células brancas no sangue e na atividade das células protetoras do organismo, sugerindo assim um benefício ao sistema imunológico;
Resultados preliminares sugerem que pacientes acometidos de câncer tinham menos dor e ansiedade depois de receberem massagem terapêutica no Hospital de Câncer e Instituto de Pesquisa James em Columbus-Ohio – Estados Unidos.
Na Escola de medicina da Universidade de Miami- Instituto de Pesquisa do Toque (Touch Research Institute) – estudos demonstraram que a massagem auxilia na diminuição da pressão sanguínea em pessoas hiper-tensas, aliviando dores as dores em pessoas que sofrem de enxaqueca e melhorando a agilidade e performance nos trabalhadores de escritório.

3)Massagem&Aromaterapia: Adultos expostos ao aroma do alecrim reduziram as ondas alfa e beta, sugerindo aumento na atenção e concentração. Eles também tiveram redução nos níveis de ansiedade e realizaram cálculos matemáticos com maior rapidez. Adultos expostos ao aroma de lavanda  mostraram um aumento nas ondas beta sugerindo aumento de relaxamento. Eles não apenas realizaram cálculos matemáticos em menor tempo, mas também com menos erros.  Fonte: Diego, M.A., Jones, N.A., Field, T., & Hernandez-Reif, M. (1998). Aromatherapy reduces anxiety and enhances EEG patterns associated with positive mood and alertness. International Journal of Neuroscience.
4)Diabéticos: Acompanhando um mês os pais fazendo massagem em seus filhos diabéticos, o nível de glicose nas crianças diminuiu à faixa normal e observou-se também melhoria no comprimento da dieta alimentar destas crianças. A ansiedade tanto dos pais como dos filhos diminuiram. Fonte:Field, T., Hernandez-Reif, M., LaGreca A., Shaw, K., Schanberg, S., & Kuhn, C. (1997). Massage therapy lowers blood glucose levels in children with Diabetes Mellitus. Diabetes Spectrum.
5)Dores nas costas: A terapia da massagem diminuiu as dores e melhorou a mobilidade dos pacientes.  Fonte:Hernandez-Reif, M., Field, T., Krasnegor, J., Theakston, T. (In Review). Chronic low back pain was reduced and range of motion was improved with massage therapy. International Journal of Neuroscience.
Aqueles que tiverem maiores interesses pelas pesquisas mencionadas podem visitar os seguintes links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails