sábado, 14 de dezembro de 2013

Massagem e seus benefícios



Massagem nada mais é do que a aplicação manual sistemática de pressão e movimento sob o tecido macio do corpo – pele, músculo, tendões, membrana que recobre os músculos e grupo de músculos.
Promove a cura através do fluxo do sangue e linfa (um líquido leitoso utilizado pelo sistema linfático), liberando a tensão, estimulando os nervos, alongando e relaxando os músculos e tecidos de ligamento para mantê-los elástico.
A realização da massagem antes dos exercícios físicos ajuda a movimentar o sangue o que acarreta num pré-aquecimento; já a massagem após os exercícios físicos tem mostrado reduzir os produtos eliminados pelo organismo tais como ácido lático e carbônico que aparecem nos músculos depois de exercícios e causam câimbras e desconforto.
O sistema linfático é um sistema complexo de filtração, composto de diminutos vaso linfáticos que fazem circular um líquido leitoso chamado linfa, através de todo o corpo. O movimento da linfa é efetuado pela ação dos músculos circunjacentes, similar a uma massagem, pois o sistema linfático não possui uma bomba como o coração para a sua propulsão – aí é que a figura do massagista pode ajudá-lo funcionando como a “bomba” que ajudará a linfa a circular através de movimentos específicos.  Os vasos linfáticos conduzem o liquido excessivo e as bactérias dos tecidos, que são em seguida filtrados e eliminados.
Existem também evidências científicas que afirmam que a massagem melhora o sistema imunológico e ajuda na recuperação de tecidos machucados através do aumento da circulação sanguínea na área afetada.
Alguns estudos indicam que a massagem pode até mesmo reduzir a pressão sanguínea.
Além destes benefícios gerais,  a massagem tem mostrado resultados para um variedade de outros problemas como:
  • Em crianças prematuras a terapia da massagem ajudou no aumento de peso e redução no tempo de estadia no hospital.
  • Massagem tem mostrado promover o relaxamento e alívio de dor e ansiedade em pacientes hospitalizados com câncer.
  • Massagem reduz a ansiedade e nível de hormônio do “stress” em crianças com asma, resultando em menor número de ataque de asma.
  • Em um grupo de mães deprimidas de adolescentes a massagem ajudou a diminuir a ansiedade e depressão.
  • Mães que foram massageadas durante expediente normal de trabalho experimentaram menos agitação, respostas mais rápidas e menos depressão pós-parto do que as que não receberam massagem em um grupo de estudo.
  • Massagem dentro de uma companhia que estava passando por reestruturação, entre elas, redução do quadro de funcionários, observou-se uma significativa redução da ansiedade dos funcionários


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails