terça-feira, 31 de dezembro de 2013

5 passos para fazer massagem perfeita


Terapia restaura o bem-estar, alinha a postura e melhora o humor

Os ensinamentos mais preciosos para o aperfeiçoamento das técnicas de massagem vêm de países distantes. Mas para receber uma massagem perfeita não é preciso ir até o outro lado do mundo. Gabriela Ratke, do Shambala SPA, em Florianópolis,  buscou a formação diferentes escolas, como a de práticas chinesas em Amsterdã e a de massagem tailandesa na Tailândia, ensina algumas dicas que podem ajudar. Para ela, os cuidados vão além da massagem propriamente dita. “A massagem não é um produto, ela é uma experiência e precisa ser boa do início ao fim”, afirma.
Segundo ela, os diferentes tipos de terapias corporais – como massagem relaxante, terapêutica, com pedras quentes, ayurvédica, tailandesa ou reiki – devem ser combinados de acordo com a necessidade de quem procura. “O que se busca numa massagem começa no primeiro olhar e termina só quando cliente e terapeuta se despedem”, afirma.

Dicas para fazer massagem

1 – Olhar

“Olhar nos olhos garante que as intenções fiquem claras. É quando se estabelece a relação de confiança”, diz.

2 – Diálogo

“Pergunte à pessoa como ela está. Busque saber por que ela escolher aquele tipo de massagem, se sente alguma dor, sintonizando-se com ela e identificando a melhor forma de acessá-la”.

3 – Massagem

“Cada pedacinho do corpo merece cuidado. A comunicação agora acontece entre o corpo e as mãos. O uso de óleos para massagem facilita os movimentos, e a respiração é o principal indicativo sobre o que cada toque desperta em quem recebe os cuidados. A melhor massagem é aquela que flui tanto para o cliente quanto para o terapeuta”.

4 – Fechamento

“Aposte no ritual espiritual da sua preferência para encerrar a massagem, além de algumas borrifadas de essências aromáticas, como as de spray para aura, clareza ou cura”.

5 – Abraço

“Um contato tão íntimo quanto a massagem merece ser encerrada com abraço, se as pessoas sentirem essa vontade. Um gesto de gratidão depois de um encontro de almas”.

Como fazer massagem relaxante

A terapia da massagem tem poder para dissolver pontos de tensão e remover bloqueios energéticos. “Em 1h e 30 de sessão é possível restaurar o bem-estar, a harmonia e o equilíbrio”, diz Ratke. Isso porque, segundo ela, nosso corpo todo está conectado, por isso uma massagem bem aplicada tem efeito até no humor de quem recebe. Algumas dicas para fazer massagem são:
- O toque ideal para uma massagem eficiente carrega um pouco de força. Nada agressivo, apenas firme. Carinho não resolve dor;
- Se for aromatizar o espaço, opte por fragrâncias neutras como a lavanda;
- Preze por uma temperatura agradável. No inverno, utilize mantas elétricas, cobertores, aquecedores;
- Depois de encerrar, deixe a pessoa relaxar e voltar a seu tempo;
- Lembre quem estiver recebendo a massagem de respirar fluidamente durante todo o processo. Principalmente se sentir algum desconforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails