domingo, 13 de janeiro de 2013

Três faces da terapia por massagem


COMO DISTINGUIR ENTRE UMA TECNICA LEGITIMA, UMA PSEUDO TÉCNICA E OS RECURSOS TERAPEUTICOS DENTRO DA MASSOTERAPIA.


Para separar e manter a ética e elevar os bons profissionais, iremos classificar essas três faces da terapia por massagem. Consideremos Técnicas legitimas, aquelas utilizadas com fundamentos e objetivos e as pseudo técnicas aquelas inventadas e sem objetivos específicos. Já os recursos são acoplados as técnicas, servem apenas para auxilio e não para tratamento fim.


Consideramos pseudo técnicas - Aquelas onde o terapeuta executa, mas não entende o objetivo, quando argumentado sobre os efeitos fisiológicos, ele literalmente diz não saber, ”pois se não fizer bem mal não faz”. Quando questionado sobre a veracidade e origem da técnica ele diz que é uma forma nova ou método dele mesmo.

Consideremos a técnica legitima – É uma ação mecânica conhecida por manobra ou conjunto de manobras, literalmente possui origem e é carregada de objetivo terapêutico. Possui indicação e conta - indicação, ou seja, necessita de conhecimento por parte de quem aplica.

Recursos – Considera-se recurso os aparatos ortodoxos e científicos que servem para auxiliar no tratamento de massoterapia. Alguns necessitam de algum conhecimento prévio para evitar possíveis contraindicações. Nesta classificação temos. Pedras quentes, bambuterapia e outros.





ABRAMC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails