quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Terapia por massagem ou Terapia corporal



TERAPIA CORPORAL – O QUE É E O QUE FAZ?


TERAPIA CORPORALuso de técnicas de toque, respiração, posturas e movimentos específicos, obtendo uma reestruturação corporal e, a partir daí, a conscientização e desbloqueio de conteúdos psíquicos traumáticos, a serem trabalhados verbalmente; toques aplicados pelo corpo obtendo relaxamento, equilíbrio energético e, até mesmo, o aflorar de material psíquico reprimido. Existem incontáveis técnicas, sendo as mais conhecidas à terapia bioenergética, Tui-Na, o Shiatsu e o Do-In, massagem e etc.

Outra definição – Terapeuta corporal é aquele terapeuta que trabalha com o corpo e através do corpo para promover e restaurar a saúde e o bem - estar. Tai chi chuan, Yoga, biodança, dança artes marciais estão nesta classificação. Empiricamente entendem-se como terapeuta corporal profissionais de saúde ou saúde complementar que atuam na promoção, orientação e equilíbrio da saúde integral. RPGista, Rolfistas,Massoterapeutas,Quiropatas e etc, são classificados como terapeutas corporais.

Terapia por Massagem - É a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais. Por ser uma forma de terapia, também pode ser conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Terapia de Massagem”.


A massagem como ciência – Tem como objetivo primordial prevenir doenças e promover a saúde, maximizar a circulação da energia vital pelo corpo, estimular a circulação de uma forma geral, favorecer o autoconhecimento e autoconsciência, contribuir para a organização do tônus muscular e para a normalização das funções fisiológicas, auxiliando no combate de dores, tensões, desequilíbrios, estresse e disfunções em geral. Técnicas empregadas: Reflexologia, Massagem clássica, Shiatsu, Massagem oriental, Tui-ná, Terapia por massagem cranial, Cinesiologia aplicada, Drenagem Linfática, Alongamento, recursos naturais, Massagem Terapêutica, ambulatorial e para especialização massagem clínica®.

Atualmente todas as técnicas e métodos utilizados como terapia corporal no Brasil, são abordados em ações manuais amplamente estudados na formação do profissional técnico de massoterapia.

Está é mais uma vitória da Massoterapia no Brasil.

Fonte.
http://www.conbramassoconselho.com.br/
WWW. Wikipédia.com.br
WWW.sinte.com.br
WWW.abramc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails