segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Massagem seitai


Massagem seitai propõe a correção do corpo

Alinhamento correto da coluna livra de dores crônicas e problemas respiratórios
Jaísa Gleice
O alinhamento da coluna por meio da massagem oriental yawara-seitai promove uma série de benefícios para a saúde do corpo, como a diminuição e até o fim das dores, além de tratamento eficiente para a bronquite e a rinite infantil. A técnica é japonesa, secular, e foi inspirada na terapia jiu-jítsu, que consiste em aplicar os movimentos da luta em exercícios para estimular os movimentos e a circulação a fim de recuperar o fluxo de energia vital. Problemas na coluna, segundo o mestre Shiran Misumi, da academia paulista Shidokan Brasil, têm início é no tornozelo.
“As pessoas começam a sofrer com problemas na coluna a partir dos 2 anos, devido o tornozelo direito ser endurecido, o que afeta toda a saúde”, explica o mestre, ao acrescentar que todas as pessoas pisam mais forte de um lado só. Uma coluna fora do lugar provoca dores de cabeça, nas articulações, insônia, ataca o nervo ciático, causa torcicolo, traz má circulação, cólica e até problemas psicológicos. O método de yawara seitai consiste em uma série de movimentos e forte pressão realizada com o polegar, a palma da mão ou a ponta do cotovelo dos pés à cabeça. Os movimentos alinham o sistema ósseo e relaxam a musculatura.
 “Na primeira sessão, o paciente já vai sentir os benefícios, pois faz muita diferença, mas indicamos um mínimo de três – uma sessão por mês –, esclarece o mestre.
 A massagem também atua no rejuvenescimento do corpo, revigoramento do sistema nervoso, e por influenciar no sistema circulatório e respiratório, promove benefícios concretos em crianças que sofrem de asma ou bronquite.

Longe da pressão dos movimentos, em casa e por poucos minutos, crianças e adultos podem se autobeneficiar com a técnica. Os pais podem ajudar os filhos a evitar os desvios na coluna e amenizar os próprios incômodos movimentando a si mesmos. Nas crianças com até 4 anos, um simples movimento forçando o pé para cima e para baixo e os dedos dos pés também para cima e para baixo durante um minuto, uma vez ao dia, já colabora para o equilíbrio. O mestre conta que há casos de crianças que reclamam de dores que os médicos creditam à dor do crescimento, “mas é dor de estar torto”. A partir dos 5 anos e até a vida adulta, completa os movimentos anteriores o giro dos pés para a direita e depois para a esquerda, apoiando as mãos na altura da canela.

E, ainda, com os joelhos semiflexionados e os calcanhares bem apoiados no solo, abaixe (sem ir até o chão) e volte à posição anterior algumas vezes. “Isso alonga e relaxa os tendões”, justifica o massagista japonês. O tendão nessa região é o mais potente do corpo. “Não é difícil cuidar da saúde”, aposta Shihan Misumi. O japonês, de 74 anos, estudou durante dez anos e graduou-se em Kuro Obi 2º Dan, se tornou especialista na massagem yawara-seitai, que pratica há 22 anos. Mora em Santo Andre (SP), onde está à frente da academia de artes marciais Shidokan Brasil.
A técnica Yawara= Flexibilidade, Sei = Ajuste e Tai = corpo foi introduzida no Brasil pelo professor Asaji Suzuki, um monge budista.

Jornal O Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails