quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Massagens regulares podem melhorar o sistema imunológico e ajudar a combater a depressão


Graças à liberação de hormônios calmantes, como endorfina e oxitocina, uma boa sessão de massagem é capaz de aliviar tensões e dores musculares e aumentar a sensação de bem-estar. Mas as manobras sobre o corpo fazem mais do que apenas relaxar.

Pesquisas realizadas pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, comprovam que se submeter a massagens regulares fortalece o sistema imunológico contra gripes, resfriados e alergias, ajuda a diminuir a retenção de líquidos e ainda auxilia no emagrecimento, quando aliada a dieta e exercícios físicos. Outros estudos americanos recentes também apontam a eficiência da prática no combate a irritabilidade e depressão, sintomas relacionados a várias doenças.

Apesar dos fins terapêuticos, massagens como a modeladora e a drenagem linfática são as mais procuradas em clínicas devido aos benefícios estéticos.
– Esses dois tipos de massagem, embora tenham técnicas diferentes, ativam a circulação em áreas com celulite e gordura localizada, melhorando o metabolismo e a oxigenação das células. Entre os benefícios, estão a redução da retenção de líquidos e a melhora do aspecto de fibrose (nódulos de gordura) – explica a massoterapeuta e enfermeira Salete Teles, de Caxias do Sul.

Nenhuma massagem dói, mas a relaxante, feita para aliviar tensões musculares, pode causar desconforto. Nas clínicas, além da massagem manual, costuma-se aliar tratamentos para redução de medidas, como corrente russa (terapia com impulsos elétricos), drenagem linfática feita por aparelho, eletrossucção (o vácuo promove uma vasodilatação momentânea, auxiliando na drenagem) e aparelhos de infravermelho, ultrassom e laser, usados para quebrar as células de gordura.

Antes de fechar um pacote de massagem, é importante levar em conta a especialização e a experiência do profissional. Além disso, quem tem doenças renais, na coluna ou câncer, entre outras, deve consultar um médico.

> Drenagem linfática: de ação anti-inflamatória, facilita o escoamento do líquido linfático retido nos tecidos subcutâneos, que causa inchaço e desconforto. Ajuda no controle de edemas após procedimentos como a lipoaspiração.
> Massagem modeladora: técnica que busca reduzir celulite e flacidez e eliminar gordura. É executada com movimentos vigorosos para desbloquear os nódulos. Também melhora a tonicidade muscular.

> Massagem terapêutica: para aliviar dores músculo-esqueléticas, como nas costas. Também pode ser aplicada em casos de estresse para liberar os pontos de tensão muscular.

> Massagem relaxante: técnica mais suave, que utiliza movimentos deslizantes e leves, proporcionando conforto e descanso. É indicada para relaxamento e efeito antiestresse.

> Shiatsu: a pressão dos dedos e da palma das mãos atinge os pontos trabalhados na acupuntura. Integra a medicina chinesa e prevê como benefícios relaxamento, energização, liberação da tensão muscular e melhora da função dos órgãos, entre outros.


FONTE: Hagah

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails