domingo, 30 de dezembro de 2012

Massagem específica para crianças

 
Ano difícil, trabalho, contas para pagar, estresse diário... Nada melhor que uma boa massagem para acalmar os ânimos em um spa durante uma viagem, certo? Mas o que fazer com os filhos enquanto isso? A coordenadora do Spa do Resort Costão do Santinho, em Florianópolis, Ozélia Carvalho, criou uma massagem específica para as crianças que aguardam os pais durante as sessões.

“Eu reparava que as crianças ficavam esperando os pais fazerem massagem no spa, apenas vendo televisão na sala de espera. Então comecei a imaginar que seria bom se essas crianças de 7 a 12 anos tivessem um acompanhamento. Pensei que uma massagem de meia hora, com óleos vegetais acrescidos com lavanda, além de relaxar iria promover um bem estar”, explicou Ozélia. De acordo com a coordenadora, a massagem especial faz ainda com que a criança também se sinta importante por estar com seus pais em um spa. “Elas gostam disso, gostam de dividir o mesmos ambientes que só poderiam usufruir quando forem adultos”, continuou.

Criada no início de 2009, a Kids Massage, como é chamada no spa, logo se tornou uma das principais fontes de lucro do local. “Foi um sucesso muito grande porque a gente começou a ter uma boa procura, muitas vezes por parte dos pais, contentes com o resultado, tanto que foi a massagem que mais vendemos em 2009.”

Diferencial


Segundo Ozélia Cardoso, a massagem infantil difere-se bastante da tradicional oferecida aos adultos. Desacostumado ao toque estranho, há um cuidado maior para lidar com o público infantil.

“O adulto tem uma massagem mais forte, movimentos mais rápidos e específicos em determinadas musculaturas, principalmente onde se gera mais tensões como panturrilhas e coxas, locais que as pessoas costumam ter mais dores. Já na criança fazemos uma massagem leve e nos tecidos moles, sem nenhuma agressão. Ela não vai a um spa com o intuito de melhorar uma dor, já o adulto sim. A criança realmente usufrui, ela valoriza”, completou a coordenadora.

Além da técnica diferenciada para os mais jovens, os óleos utilizados na massagem também merecem atenção. Para não irritar a pele das crianças, é usado óleo vegetal e essência de lavanda. “É um óleo para esta finalidade. Eu tenho esse cuidado pra não provocar nenhuma alergia, nenhuma coceira, nada de exagero para melecar o rosto. É uma das nossas grandes preocupações já que as crianças saem daqui e vão direto para a piscina, onde ficam expostas ao sol”, concluiu Ozélia.
 
Por Victor Lombardi | Yahoo! Notícias

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se uma criança com lesão cerebral pode fazer massagem nas pernas para ajudar no processo do desenvolvimento de equilíbrio quando a criança ainda não anda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O toque tem na criança benefícios quer a nível físico e emocional, quer a nível social e cognitivo e é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança, pois as que são privadas ao toque no início do seu desenvolvimento apresentam um crescimento e bem-estar emocional comprometido. É muito importante como forma de comunicação e adaptação do bebé ao mundo exterior e com os outros, facilitando assim a estabilidade do sistema nervoso central e a regulação da relação entre o cuidador/terapeuta e o bebé.

      A massagem terapêutica, devido ao toque, promove a libertação de hormonios e neurotransmissores que acarretam melhorias ao nível da saúde positiva e mental. Estas substâncias neuro químicas são importantes ao nível cerebral, aumentando os sentimentos positivos e o humor, tal como a excitação e a atenção, que vai influenciar a própria avaliação dos estímulos externos que envolvem o toque.

      Mas será que já parou para pensar que benefícios a massagem terapêutica pode ter para as crianças, que é vista como perturbação do neurodesenvolvimento, sendo que compreende alterações ao nível da comunicação, ao nível da interação social e do comportamento? A realidade é que a massagem é uma intervenção sensorial, que proporciona benefícios psicológicos e fisiológicos, quer para crianças com desenvolvimento típico, mas também para crianças com deficiência.

      A massagem terapêutica pode ajudar a criança a acalmar a ansiedade, a melhorar o contato visual, as vocalizações e a atenção, resultados estes que podem ser observados durante e após a massagem, através de um conjunto de técnicas, como é o caso de pressão profunda, utilização de objetos maleáveis, ou através de movimentos ritmados e balançados (e.g. numa rede ou plataforma).

      Tendo em conta as várias queixas, doenças ou patologias, e de encontro aos efeitos que cada massagem oferece, existem alguns tipos de massagem mais indicadas para as crianças .

      Excluir

Related Posts with Thumbnails