terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como a Massagem Tui Na pode beneficiar nosso estado emocional?




A massagem Tui Na, que é a massagem tradicional da Medicina Chinesa, é uma poderosa ferramenta clínica. Ela tem inúmeras aplicações e trabalha complementando a abrangência terapêutica da Acupuntura e da Fitoterapia. Porém, o paciente que não conhece um pouco mais dessas ferramentas da Medicina Chinesa, costuma relacionar a Acupuntura, e não a Massagem, com os tratamentos que envolvem questões psíquico-emocionais. De fato a Acupuntura possui resultados muito interessantes nas patologias que envolvem padrões emocionais crônicos, como depressão, tristeza, preocupação, pensamentos obsessivos, dentre outros. E também a Massagem Tui Na pode ser uma ferramenta auxiliar poderosa nesses casos. Mas qual é o seu mecanismo de ação?

A Massagem pode ter efeitos na Mente (Shen) por vários caminhos. O simples de relaxar os músculos e tendões, permitindo um fluxo de Sangue (Xue) e Energia (Qi), já proporciona um estado mental de mais fluidez e relaxamento, pois o cérebro, assim como todos os tecidos do corpo, já são melhor irrigados. A reflexologia podal é uma técnica muito utilizada pelos massoterapeutas da Medicina Chinesa e também tem efeitos calmantes muito poderosos. Além dessas questões mais gerais, o Tui Na, assim como a Acupuntura, pode tratar os sistemas energéticos que envolvem cada grupo emocional, por exemplo: a tristeza afeta o sistema energético do Pulmão. Assim como quando o Pulmão está afetado por alguma desarmonia isso se reflete numa tendência de maior tristeza na Mente (Shen). Assim, o terapeuta busca harmonizar esse sistema, tratando, além dos sintomas físicos, o estado emocional. Isso é feito através dos Canais de Energia (Jing Luo) e também dos pontos nesses Canais, que possuem efeitos específicos, como aumentar a atividade funcional de um sistema, ou eliminar alguma hiperatividade, aumentar a estrutura, dentre várias funções possíveis para um ponto.

Mas hoje quero trazer um tema pouco trabalhado, que são os benefícios que a massagem pode trazer aos aspectos emocionais, ao ser bem executada na região dorsal. Dentre os Canais (Jing) que correm superficialmente na região dorsal, e que por isso podem ser acessados pela Massagem ou pela Acupuntura, vamos estudar mais profundamente o Canal da Bexiga. Dentre várias características importantes sobre esse Canal, vamos destacar aqui o fato de ele ser o Canal mais Yang do corpo. O que significa isso? Ele é o Canal que possui o maior fluxo de Qi (Energia), o mais superficial e também o mais acessível. Ele é o maior Canal do corpo e o que possui o maior número de pontos. Ele se inicia no canto interno dos olhos, passa pela cabeça, corre pelo pescoço, pelas costas inteiras, desce pelo glúteo, coxas, pernas e termina no canto lateral do 5º dedo do pé. De todo esse trajeto, a região mais importante de ser trabalhada é a região dorsal. Isto porque nessa região seus pontos nos dão acesso aos aspectos energéticos de todos os Órgãos e Vísceras (Zang Fu).

Nessa região o Canal tem uma característica interessante e única: ele se divide em dois ramos, em dois caminhos. O primeiro deles, mais próximo à coluna, nos dá acesso à manipulação dos aspectos funcionais (Yang) e estruturais (Yin) dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu). Já o segundo ramo nos permite trabalhar os aspectos emocionais relacionados a esses mesmos sistemas. Ou seja, voltando ao nosso exemplo da tristeza e do Pulmão, os sintomas físicos do Pulmão, como tosse e falta de ar, são melhor tratados pelo ponto relacionado ao Pulmão no ramo interno do Canal da Bexiga. Já a tristeza em si, que afeta o Pulmão, ou é decorrente de desarmonias no Pulmão, é tratada melhor pelo ramo externo do Canal da Bexiga.

Agora começamos a entender mais profundamente o porquê que é tão relaxante, física e emocionalmente, receber uma boa massagem nas costas. O nosso corpo possui um mecanismo muito inteligente de proteção aos sistemas internos. Quando uma emoção se torna crônica e pode afetar um Órgão Vital (Zang) ele procura exteriorizar esse efeito, essa estagnação. Uma das formas que ele faz isso é através desse 2º ramo do Canal (Jing) da Bexiga. Por isso esses pontos podem apresentar facilmente contraturas musculares, dores espontâneas ou serem sensíveis ao toque. Isso é tão importante que, na Medicina Chinesa, esses pontos são considerados pontos de alarme, ou seja, pontos que se forem sensíveis ao toque, podem ajudar a identificar qual é a origem emocional da Síndrome que está afetando o paciente.

Por isso, além de todos os efeitos físicos e energéticos que uma boa Massagem Tui Na pode trazer, é muito recomendável receber uma aplicação, que inevitavelmente deve passar por essa região dorsal, para também podermos usufruir destes benefícios emocionais. Esse é um dos principais motivos que faz a Massagem Tui Na ser uma ferramenta muito útil não só para tratamentos, mas também para prevenções e para a manutenção da saúde.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails