segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tui Na – A Massoterapia Chinesa

Tui Na é mais uma das ferramentas do antigo sistema médico chinês. Tui Na significa “empurrar e pegar”, o que rapidamente nos remete ao toque da massagem.

Além da acupuntura e da fitoterapia, a massagem Tui Na também tem o objetivo de tratar o paciente conforme a sua necessidade. Enquanto a acupuntura trata com agulhas e a fitoterapia com ervas, o tui na prioriza o toque e as manipulações para restaurar a saúde, equilibrando o yin e o yang do corpo, eliminando fatores patogênicos, promovendo a circulação nos canais de energia – estudados no contexto da MTC.

Assim é uma massagem de alto nível que não somente relaxa, mas trata, diminuindo a dor, facilitando a digestão, para tanto é necessário que o terapeuta faça um excelente interrogatório para entender a enfermidade do paciente com clareza. A massagem será baseada no diagnóstico da medicina tradicional chinesa, feito pelo terapeuta no momento da consulta e os toques e manipulações cuidadosamente escolhidos para restabelecer a saúde e harmonia do paciente.

A massagem Tui Na esta entre as mais antigas do mundo técnica de pressão da Tui Na chama-se An Fa, que por conseguinte deu origem ao An Ma, que surgiu no Japão e posteriormente o Shiatsu, que é muito conhecido no Ocidente.

A duração de uma sessão de Tui Na pode chegar a 50 minutos, pode ser feita em dias alternados em adultos, idosos e até crianças. Ela é uma alternativa muito eficaz nos tratamentos de asma, bronquite, torcicolos, cervicalgia, ciatalgia, problemas menstruais, hipertensão, cefaléia, insônia, inclusive gripes e resfriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails