sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Massagem Corporal com Pérolas



Em um segmento de mercado em que a maior dificuldade do profissional não é somente fazer bons cursos, oferecer sofisticados aparelhos e ter um local apresentável e sim manter o cliente assíduo aos tratamentos; é fundamental associar criatividade e embasamento científico, oferecendo possibilidades terapêuticas que façam o cliente sair da rotina e não desistir tão facilmente da terapia. Na intenção de aumentar essas possibilidades terapêuticas apresentamos a Massagem Corporal com Pérolas, técnica de baixo custo e de grandes resultados. Pode ser empregada como coadjuvante nos tratamentos. Pode ser aplicada isoladamente ou associada a outras técnicas corporais. Permite ao profissional aplicar manobras de massagem associada / mesclada à drenagem corporal.


A Massagem

As pérolas facilitam as manobras deslizantes e potencializam a ação da manobra de fricção, tão importante nos tratamentos corporais. O homem utilizava a massagem como recurso terapêutico desde os tempos pré-históricos. Foi descrita por Homero em 1200 A.C., e por Hipócrates em 460 A.C. Era usada nos banhos pelos gregos e romanos. Em tempos mais recentes foi desenvolvida e elaborada em alto grau por Ling na Suécia e Mezger na Holanda. Posteriormente seus defensores foram Weir Mitchel e Kellog nos Estados Unidos, e Cyriac e Mennel na Inglaterra.

A boa massagem nunca deve ser dolorosa, provocar hematomas, nem constituir manobra de esmagamento, mas sim, ser feita com toques e movimentos suaves, que resultem em sensação de bem-estar para quem está sendo massageado. A massagem é a linguagem do tato, sendo um conjunto de manipulações aplicadas no corpo para fins terapêuticos, desportivos, estéticos, reflexos e anti-stress. 


A massagem atua em várias camadas e tecidos: na epiderme o ato de fricção promove a remoção parcial das células queratinizadas, proporcionando um afinamento da camada córnea. Ocorre liberação de histamina, causando hiperemia, devido ao aumento da temperatura de 1 a 2 graus. Na derme por ser uma região vascularizada, acelera o intercâmbio metabólico no sentido de uma melhora na nutrição e eliminação de metabólitos, beneficiando o retorno venoso e linfático periférico. Quanto à hipoderme há estudos comprovados que a massagem não consegue solicitar o tecido gorduroso, sendo que a massagem vigorosa em áreas de acúmulo de gordura, pode desencadear uma hemorragia capilar e consequentes hematomas. A massofilaxia mobiliza o tecido gorduroso, sem solicitá-lo. No sistema nervoso, a massagem pode ter ação sedativa ou estimulante, conforme a técnica a ser empregada. No tecido nervoso beneficia a circulação e nutrição das células musculares.


Os efeitos fisiológicos da massagem são: relaxamento muscular local e geral; alívio da dor; aumento da circulação sanguínea e linfática; aumento da perspiração; aumento da nutrição tecidual; aumento da secreção sebácea; remoção de produtos catabólitos; aumento da maleabilidade e extensibilidade tecidual; aumento da mobilidade articular; deslocamento, direcionamento e remoção de secreções pulmonares; estímulo de funções viscerais; estímulos de funções autonômicas; auxílio na penetração de fármacos; liberação de aderências.


Como efeitos terapêuticos da Massagem com Pérolas podemos considerar: Auxílio nos Tratamentos de  Relaxamento Muscular.


Divisão de Benefícios

Os efeitos da massagem podem ser divididos em circulatórios, neuromusculares e metabólicos. Quanto aos efeitos circulatórios há um aumento da velocidade do fluxo e da troca de substâncias com as células tissulares.

A massagem promove imediata e acentuada elevação no número de glóbulos vermelhos, com um aumento menor de hemoglobina. Quanto aos efeitos neuromusculares, a massagem apresenta efeitos benéficos pós-exercícios por aumentar a circulação com eliminação mais rápida de substâncias residuais, melhorando a nutrição das miofibrilas e eliminando o líquido extravascular, possibilitando um aumento na excitabilidade e contratibilidade. Com relação aos seus efeitos metabólicos a massagem abdominal estimula a diurese, acompanhada por elevada excreção de nitrogênio, fósforo inorgânico e cloreto de sódio.


Contra-Indicações da Massagem com Pérolas:Tumores benignos ou malignos; transtornos circulatórios graves; doenças da pele; cardiopatias congestivas graves; hiperestesia da pele; gravidez; processos infecciosos; fragilidade capilar; cirurgias patológicas recentes; qualquer contra-indicação especificada pelo médico.
Manobras Básicas

Deslizamento Superficial: Consiste em movimentos deslizantes em grandes superfícies, leves, suaves, rítmicos, com pressão quase imperceptível e uniforme, sendo a direção indiferente, já que a pressão é insuficiente para afetar a circulação, embora promova vasodilatação capilar na circulação periférica por liberação de substâncias vasoativas.


Deslizamento Profundo: 

Movimento exercido com suficiente pressão capaz de causar efeitos mecânicos reflexos, realizada no sentido da circulação linfática e venosa, melhorando a circulação e nutrição dos tecidos. Realizada com as mãos espalmadas em movimentos ascendentes, alternadamente, proporcionando descontração e relaxamento, com pressão média das mãos.

Amassamento: 

Movimento de torção, melhorando a nutrição muscular e auxiliando a eliminação de aderências. É a mobilização do tecido muscular, eliminando os resíduos metabólicos.

Fricção: 

São movimentos circulares, com ritmo e velocidade uniforme, com suficiente pressão para mobilizar o tecido superficial em relação ao profundo, liberando aderências. Com pressão média para suave, são movimentos circulares ou ascendentes ritmados.

Drenagem: 

Movimentos lentos, suaves, ritmadas que auxiliam na reabsorção e eliminação de toxinas.

A massagem com pérolas, originada na Alemanha, é uma técnica em que utilizamos pérolas para promover um efeito terapêutico de relaxamento, melhora da textura da pele, circulação, oxigenação e quando associado a outros tratamentos, potencializa ainda mais estes resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails