quinta-feira, 4 de agosto de 2016

A massagem é uma experiência sensível



A massagem  é um conjunto de manobras que, a partir do toque, desempenham a função de estimular no organismo humano eventos fisiológicos que influenciam os estados emocionais e a cognição do paciente. Esta é uma terapia antiga e atende o ser em sua integralidade, compreendendo-o dinâmico e complexo. Nesta perspectiva, o principal objetivo deste estudo é o de discutir aspectos relevantes da massagem terapêutica sobre os efeitos fisiológicos do organismo humano, bem como destacar os efeitos da estimulação tátil sobre a autopercepção e suas influências nos aspectos emocionais. 

A metodologia utilizada está embasada na pesquisa bibliográfica, uma vez que possibilita a ampliação do olhar sobre qualquer assunto que se deseje estudar (GIL, 2006). Identificou-se que a massagem terapêutica é abordada como técnica que estimula a pessoa de maneira integral sobre os sistemas neuropsicoendócrinos. Portanto, a massagem oportuniza uma forma não verbal de comunicação, gerando confiança e autopercepção no cliente. 

A pele exerce fundamental importância nas relações dos seres humanos. Ela é responsável pelo sentido do tato e dá capacidade aos animais, em especial ao ser humano, de se pôr em relação íntima com o meio externo, gerando experiências únicas e intensas que se desdobram de forma integral pelo sistema humano. Compreendendo o ser humano para além da questão biológica este constitui-se como um ser reflexivo e sensível aos fatores externos, capaz de se mover e inspirar pelo que percebe e experiência a medida que se desenvolve.

A experiência do toque, impulsiona seu reconhecimento a partir da massagem e seu desenvolvimento pela história da humanidade.

Diversas técnicas se formaram ao longo do tempo e todas induzem a atenção do ser humano para consigo próprio, o que é chamado pelos orientais de consciência. Esta, volta-se ao próprio indivíduo no momento em que ele está recebendo a massagem e por esse, e outros fatores, a massagem proporciona tranquilidade, diminui a ansiedade e propicia consciência corporal e emocional

O tato guarda sua essência na atenção que o indivíduo volta para a experiência de ser tocado e a forma como ele se relaciona com essa sensação. Desse modo, o toque proporciona sensações que podem ser tanto agradáveis ou não e a repercussão disso se dá de modo integrativo pelos sistemas orgânicos. Essa relação entre pele, tato, e sistema fisiológico pode ser explicada pela origem dos tecidos. Ambos os sistemas, epitelial e nervoso, formam-se de diferenciações celulares do ectoderme.

A massagem é uma experiência sensível, que consiste na arte do toque e na forma como essa habilidade explora o corpo humano. É uma forma complexa e envolvente e agradável, de se estimular o indivíduo de forma integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails