Técnica milenar também combate insônia e dores de cabeça
Sendo usada há mais de 5 mil anos, a massagem ayurveda é uma técnica que envolve deslizamentos com óleos naturais e pó de plantas medicinais, manobras de alongamentos e respiração profunda.
A Ayurveda, palavra sânscrita que significa conhecimento ou ciência (Veda) da vida (Ayur), já é oferecida como tratamento médico alternativo em diversas partes do Brasil. Em João Pessoa, o Centro Veda iniciará dia 5 de setembro um curso de massagem ayurveda.
No Brasil, em algumas capitais já é disponibilizada para a população atendimento em massagem ayurvédica para fins terapêuticos através do SUS - Sistema Único de Saúde.
E especialmente na cidade de João Pessoa/PB, foi criado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Unidade denominada de Equilíbrio do Ser, Terapeutas formados no VEDA - Centro de Terapias Integradas, foram contratados para desenvolver atividades da massagem ayurvédica.
Nos Estados Unidos, por exemplo, faculdades de medicina têm incorporado a disciplina de cuidados complementares de saúde em seus programas, enriquecendo a formação de novos médicos.
Benefícios
A massagem ayurvédica, conforme os instrutores, alivia tensões, fortalece o sistema imunológico, desintoxica o organismo, reduz o estresse e combate a depressão. É indicada, ainda, para tratamento de problemas de insônia e ansiedade, tensões físicas e mentais, dores de cabeça, enxaqueca e falta de concentração e memória. No que diz respeito ao campo espiritual e mental, a massagem ayurvédica alinha e reativa os centros de energia do organismo, desbloqueando o fluxo de energia vital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário