segunda-feira, 21 de julho de 2014

Massagem Ayurveda reduz estresse e fortalece sistema imunológico



Técnica milenar também combate insônia e dores de cabeça


Sendo usada há mais de 5 mil anos, a massagem ayurveda é uma técnica que envolve deslizamentos com óleos naturais e pó de plantas medicinais, manobras de alongamentos e respiração profunda.

A Ayurveda, palavra sânscrita que significa conhecimento ou ciência (Veda) da vida (Ayur), já é oferecida como tratamento médico alternativo em diversas partes do Brasil. Em João Pessoa, o Centro Veda iniciará dia 5 de setembro um curso de massagem ayurveda.

Trata-se de uma massagem vigorosa, profundamente relaxante, que atua nos sistemas físicos e energéticos, tendo sempre em conta as características específicas de cada pessoa. São mais de 100 manobras.

No Brasil, em algumas capitais já é disponibilizada para a população atendimento em massagem ayurvédica para fins terapêuticos através do SUS - Sistema Único de Saúde.

E especialmente na cidade de João Pessoa/PB, foi criado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Unidade denominada de Equilíbrio do Ser, Terapeutas formados no VEDA - Centro de Terapias Integradas, foram contratados para desenvolver atividades da massagem ayurvédica.

Nos Estados Unidos, por exemplo, faculdades de medicina têm incorporado a disciplina de cuidados complementares de saúde em seus programas, enriquecendo a formação de novos médicos.

Benefícios

A massagem ayurvédica, conforme os instrutores, alivia tensões, fortalece o sistema imunológico, desintoxica o organismo, reduz o estresse e combate a depressão. É indicada, ainda, para tratamento de problemas de insônia e ansiedade, tensões físicas e mentais, dores de cabeça, enxaqueca e falta de concentração e memória. No que diz respeito ao campo espiritual e mental, a massagem ayurvédica alinha e reativa os centros de energia do organismo, desbloqueando o fluxo de energia vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails