domingo, 2 de março de 2014

Como Fazer uma Massagem de Corpo Inteiro


A habilidade de fazer uma massagem relaxante de corpo inteiro é um excelente talento a se aprender. Você pode utilizá-lo para eliminar o estresse de amigos e familiares, ajudar a pessoas com dores, ou aumentar a intimidade e romantismo com o seu parceiro. Dar uma excepcional massagem de corpo inteiro não é algo difícil, tão somente requerendo um pouco de preparação e conhecimento. Leia mais para começar.

Parte 1 de 3: Criando uma Atmosfera Relaxante

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    Assegure-se de que o cômodo esteja confortável. É essencial que o cômodo esteja confortável para conduzir a sua massagem. Se o seu parceiro ou cliente se sente desconfortável ao longo do processo, não haverá tanto aproveitamento.
    • Tenha a certeza de ter um local confortável sobre o qual se deitar, como uma cama, um sofá macio ou uma mesa de massagem. Cubra a superfície com toalhas suaves para mantê-las limpas e livres de oleosidade.
    • Assegure-se de que o cômodo esteja em uma temperatura agradável. Lembre-se que o seu parceiro ou cliente estará parcialmente exposto e, por isso, você deve fazer o possível para que ele não sinta frio. Use um aquecedor, se necessário.
    • Lembre-se de fazer a massagem em um local privado, onde não haverá interrupções por outras pessoas, crianças ou animais.
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    Acenda algumas velas. Há algo muito relaxante a respeito das velas, então é uma boa ideia acender algumas pelo lugar.
    • Se possível, apague as lâmpadas ou reduza sua intensidade, trabalhando apenas com a luz de velas. Você deseja que a pessoa a receber a massagem esteja tão relaxada que quase durma até o final. Quanto mais escuro, melhor!
    • Use velas com aromas relaxantes (mas não demasiado fortes), como lavanda ou brisa do mar, para contribuir com a experiência geral.
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    Toque músicas calmantes. Colocar músicas ambientes pode contribuir com a atmosfera calma e relaxante da massagem. Músicas clássicas gentis ou sons da natureza são boas opções.
    • Se possível, tente descobrir o tipo de música do qual o seu parceiro ou cliente goste. Lembre-se que a massagem é para ele, e não para você mesmo, então você deve se adequar aos gostos da pessoa.
    • Não coloque a música alta demais. Ela deve estar bastante suave e como um pano de fundo. Ela deve agregar à experiência, e não retirar dela.
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    Use um óleo para massagem. É essencial utilizar um óleo ao fazer uma massagem. Ele permite às suas mãos deslizar suavemente ao longo da pele, de forma a evitar que você puxe, belisque ou crie qualquer tipo de desconforto ao parceiro ou cliente.
    • Há diversos óleos sofisticados (e caros) disponíveis, mas qualquer tipo de óleo servirá bem. Por exemplo, se você tem óleo de girassol ou de uvas em sua cozinha, é possível usá-lo para a massagem. Óleos de jojoba ou amêndoas também são muito eficientes e têm um aroma muito agradável.
    • Óleos essenciais puros podem ser usados para a massagem, mas esteja ciente de que eles podem penetrar na corrente sanguínea — por isso, escolha sabiamente. Opte por óleos multifuncionais suaves como os de lavanda ou hortelã-pimenta. No entanto, é preciso consultar a um profissional médico se o seu parceiro ou cliente tem uma gravidez ou algum problema grave de saúde.
    • Tente aquecer o óleo e as mãos levemente antes de aplicá-lo à pele. Óleo e mãos frios não levam a uma massagem relaxante!
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    Tenha diversas toalhas à mão. Assegure-se de ter diversas toalhas frescas e limpas disponíveis durante a massagem.
    • Primeiramente, você precisará cobrir a superfície na qual você estiver trabalhando com toalhas, para protegê-la do óleo de massagem (que pode manchar).
    • Em segundo lugar, você deverá cobrir o corpo de seu parceiro ou cliente à medida que trabalha nele. Idealmente, a pessoa deve utilizar apenas as roupas de baixo, para deixar o máximo de pele exposta. Assim, você poderá cobrir suas partes íntimas e mantê-las quentes enquanto trabalha em outras partes do corpo.
    • Em terceiro lugar, você precisará de toalhas extras para remover o excesso de óleo de suas mãos durante e depois da massagem.

Parte 2 de 3: Obtendo a Técnica Certa

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    Comece com os pés. Comece a massagear a sola dos pés, envolvendo ambas as mãos ao redor do pé e utilizando os polegares para aplicar pressão.
    • Preste especial atenção ao arco de cada pé, já que essa área tende a acumular muita tensão, mas também massageie o calcanhar em toda a sua extensão.
    • Ao alcançar os dedos, agarre a cada um, individualmente, e puxe-os de forma gentil, o que ajuda a liberar a tensão neles presente.
    • Esteja ciente de que nem todos gostam de ter seus pés tocados, e algumas pessoas sentem muitas cócegas. Por isso, pergunte ao seu parceiro ou cliente antes de tocar seus pés.[1]
  2. 2
    Suba até as pernas. Ao haver terminado os pés, siga pela parte traseira das pernas. Faça em cada uma movimentos longos e relaxantes para começar, desde a panturrilha e até a parte superior da coxa.
    • Aplique uma pressão gentil com ambas as mãos, esticando homogeneamente a pele. Essa técnica é conhecida como effleurage, e é uma boa maneira de se relaxar a pessoa massageada.[2]
    • Em seguida, cubra a perna na qual você não está trabalhando e concentre-se em massagear a panturrilha de uma perna. Use uma técnica de amassamento (como no pão) para trabalhar nos músculos da panturrilha.
    • Suba em direção à coxa e repita a técnica de amassamento. Em seguida, pressione a palma da mão sobre a pele e siga lentamente ao longo da coxa. Você sempre deve seguir na direção do coração.
    • Cubra a perna recém-finalizada com uma toalha (para mantê-la aquecida) e repita a massagem na outra perna.
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    Siga da parte baixa das costas até a parte superior. Use a técnica de effleuragedescrita anteriormente para fazer movimentos longos e suaves, do topo dos glúteos à base do pescoço.
    • Coloque a palma de cada mão a cada lado da coluna vertebral e siga para cima, mantendo as mãos paralelas uma à outra. Ao alcançar o topo das costas, abra as mãos para fora em direção aos ombros, como se estivesse delineando o topo de um coração.
    • Retorne à seção lombar e se utilize da técnica de amassamento para trabalhar nos músculos grandes a cada lado da coluna vertebral. Essas áreas tendem a acumular muita tensão, então assegure-se de investir algum tempo nelas.
    • A seguir, use a técnica de "pressionar e soltar" para subir novamente pelas costas. Esse movimento envolve pressionar a ponta dos dedos firmemente sobre os músculos das costas antes de soltá-los rapidamente. Quando a pressão é liberada, o cérebro da pessoa massageada liberará uma grande quantidade de substâncias prazerosas.
    • Ao alcançar a parte superior das costas, peça ao seu parceiro ou cliente que dobre os cotovelos de modo a projetar as omoplatas para trás. Isso lhe dará um melhor acesso aos músculos ao redor desses ossos, que tendem a acumular muitos nós e tensões.[3]
    • Para trabalhar nos nós, utilize um polegar ou dedo único para pressionar e liberar repetidamente ao redor da área problemática.
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    Massageie o pescoço e os ombros. Depois de terminar os ombros, use a técnica de pressionar e soltar para massagear ao longo do pescoço, até a linha do cabelo. Lembre-se de manter as mãos a cada lado da coluna vertebral.
    • Coloque uma mão no ombro, na posição de massagem clássica, e amasse os dedos profundamente sobre os músculos dos ombros. Use os dedos para uma melhor pegada, mas não pressione a clavícula, o que pode doer.
    • Agora, coloque-se de forma que os ombros de seu parceiro ou cliente estejam à sua frente. Faça um punho com cada mão e, em seguida, esfregue os nós dos dedos gentil, mas firmemente, ao longo do topo dos ombros, para liberar a tensão acumulada.
    • A seguir, utilize os polegares para pressionar e soltar ao longo do topo dos ombros e até a nuca.
  5. 5
    Massageie as mãos e os braços. Ao haver terminado o pescoço e os ombros, siga para os braços, trabalhando em um de cada vez.
    • Segure o pulso da pessoa massageada em sua mão esquerda, de modo que todo o braço esteja erguido da cama. Em seguida, utilize a mão direita para "varrer" ao longo da parte traseira do antebraço, ao longo do tríceps e até o ombro, voltando pelo lado oposto.
    • A seguir, alterne e segure seu pulso em sua mão direita, "varrendo" a sua mão esquerda ao longo do antebraço e bíceps, seguindo pelo ombro e até o lado oposto.
    • Coloque as mãos e os braços de seu parceiro ou cliente de volta sobre a cama e utilize os polegares para gentilmente pressionar os antebraços e partes superiores dos braços.
    • Para massagear as mãos, tome as mãos da pessoa massageada sobre as suas e massageie suas palmas com os polegares, se utilizando de movimentos circulares. Em seguida, tome cada dedo e lentamente deslize dos nós às unhas. Puxe a cada dedo firmemente, mas não com força a ponto de quebrá-los.
  6. 6
    Termine com a cabeça. Peça ao seu parceiro ou cliente que se vire de modo a lhe permitir trabalhar na cabeça e no rosto. Dê a ele um momento caso seja necessário rearranjar sua toalha.
    • Use os polegares para massagear gentilmente o topo do crânio. Para oferecer mais prazer, utilize as unhas para coçá-lo de forma suave.
    • A seguir, massageie as dobras e os lóbulos de cada orelha entre os polegares e indicadores. Então, use as pontas dos dedos para "varrer" gentilmente ao longo dos contornos das maçãs do rosto.
    • Coloque as suas mãos abaixo da cabeça e levante-a levemente da cama. Utilize os dedos para encontrar os pequenos orifícios onde o pescoço se encontra com a base do crânio. Aplique pressão firmemente com a ponta dos dedos, soltando-as em seguida. Repita esse movimento diversas vezes.
    • Coloque as mãos abaixo da mandíbula e empurre a cabeça suavemente para cima, para alongar os músculos do pescoço. Agora, gentilmente pressione o centro da testa (entre as sobrancelhas) com a ponta dos dedos e solte. Repita esse movimento por 30 segundos.
    • A seguir, use as pontas dos dedos para massagear suavemente as têmporas, efetuando movimentos lentos e circulares. As têmporas representam um ponto importante de acupressão, e massageá-las ajuda a liberar tensões existentes.[4]


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