terça-feira, 18 de março de 2014

A massagem através da História



A massagem é uma das mais antigas formas de terapia e um método fundamental no alívio da dor, relaxamento, estimulação e recuperação muscular. É utilizada quer a nível preventivo quer terapêutico. 
A história da massagem é tão antiga como a do homem. A técnica da massagem é milenar. A palavra massagem vem do grego e significa amassar.
Em 1800 a.C., os hindus usavam a massagem para redução de peso, indução do sono, combate à fadiga e relaxamento. Na Índia é praticada há cerca de 7 mil anos – a massagem Ayurvédica. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, continua a ser a medicina oficial na India e serviu de base aos estudos da medicina  árabe, romana e grega. No ocidente a massagem era utilizada nas medicinas grega e romana.
Hipócrates, o “Pai da Medicina”, recomendava massagens para a preparação desportiva e tratamentos físicos. A massagem, em combinação com exercícios, sempre foi preconizada como um cuidado com a saúde em geral.
Os romanos frequentavam termas onde praticavam um ritual… despir-se, banhar-se, transpirar, receber massagens e descansar. Era o culto do Bem-estar…Assim nasceu o conceito de Spa…
Este conceito de Spa foi elevado ao seu luxo máximo pelos romanos com a construção de espaços para banhos, massagens,sala de convívio, teatro, lojas e bibliotecas. Chegavam a ter lotação para 6 mil pessoas. Os gregos valorizavam muito a saúde, a forma física, a beleza e a potência atlêntica. Usavam a massagem nos seus atletas antes e depois dos jogos. Acreditavam que a massagem preparava a musculatura, aliviava as dores e melhorava a recuperação dos seus atletas. Desde então a massagem está associada à pratica do desporto.
O primeiro Day-Spa, o Red Door salon , abriu as portas em Manhattan em 1910 graças a Elizabeth Arden. Criou o conceito total de beleza. Dominou a arte da massagem facial.
O seu salão era o ponto de encontro das mulheres mais sofisticadas do mundo. Associa-se então a massagem à estética. A massagem tem inúmeros benefícios : diminui o stress,alivia a rigidez e tensão musculares, alivia dores de cabeça, melhora a circulação sanguínea e linfática, fortalece o sistema imunitário, aumenta a concentração, melhora a condição da pele…
Como um complemento ao tratamento cirúrgico, a massagem pode ser empregue para aliviar a dor, reduzir o edema, auxiliar a circulação e promover a nutrição dos tecidos.
A massagem é uma arte, bem como uma ciência, e cada tratamento deve combinar esses dois aspectos. A filosofia básica da abordagem holística, na qual os pacientes são vistos como entidade individual, com suas próprias capacidades de cura e necessidades, deve ser considerada, para cada aplicação terapêutica.
Ieda Silva Francisco
Técnica em Termalismo e Terapeuta de Massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails