segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O propósito da Terapia



“O propósito da terapia é levá-lo ao ponto onde você possa ver a sua falta de naturalidade . (...) O propósito é simplesmente torná-lo consciente de onde você está, do que fez a si mesmo – o mal que tem sempre causado e ainda está causando, as feridas que está criando em seu próprio ser. Cada uma das feridas tem sua assinatura – esse é o objetivo da terapia, fazer com que você se dê conta de sua assinatura; que as feridas levam sua assinatura, que ninguém mais as tem causado; que todas as correntes que o envolvem são criadas por você; que a prisão na qual você vive é obra sua. Ninguém a está fazendo para você.” OSHO

Uma pessoa inteligente irá começar sua busca a partir de seu ser interior. Este será o ponto de partida de sua exploração, porque a menos que eu saiba o que está dentro de mim, como poderei sair procurando mundo afora? O mundo é tão vasto. E aqueles que olharam para dentro encontraram imediatamente aquilo que buscavam. Não é uma questão de progresso gradual, é um fenômeno súbito, uma iluminação repentina.

A massagem é provavelmente uma das formas mais populares de saúde hoje em dia. É efetivamente usada para relaxamento e como uma forma natural de terapia para diversas doenças. A arte da massagem tem sido praticada desde tempos remotos e em vários países existindo uma palavra para massagem em quase todas as culturas. Os médicos de tempos antigos usavam a massagem efetivamente para tratar a fadiga, doenças e lesões. Estudos de textos clássicos indicam que tanto os Chineses como os Gregos como os Romanos todos praticaram uma forma de massagem. Filósofos e médicos Romanos e Gregos recomendavam massagem não só pelos seus poderes de recuperação após a batalha mas para a saúde geral da mente e do corpo. Os antigos gregos estabeleceram escolas de massagem nos seus ginásios e usavam massagem para prevenir doenças e para tratá-las.

Com a massagem, o sangue circula melhor, ajudando a acelerar o sistema linfático eliminando muitos dos desperdícios do corpo como o ácido láctico e sangue congestionado nos músculos cansados. Experiências científicas também mostram que existe um aumento de glóbulos vermelhos ao mesmo tempo que aumenta a linfa. O aumento da circulação também ajuda na esfoliação de camadas superficiais da pele. A massagem tonifica a pele e encoraja o processo de rejuvenescimento assim como ajuda a pele a manter a sua elasticidade e força. Existem bastantes estudos científicos que comprovam que o estado da nossa mente e do sistema nervoso reflete o estado da musculatura. Uma pessoa descontraída tende a ter músculos descontraídos, enquanto uma pessoa tensa tende a ter músculos tensos assim como dores musculares.

A massagem ou qualquer forma de trabalhar o corpo é uma das "estradas para o inconsciente" e oferece relaxamento mental. Adicionalmente, pontos nervosos podem ser estimulados ou acalmados dependendo da profundidade da massagem e dos vários tipos de movimentos usados pelo massagista. Mesmo que a ideia de uma massagem pareça atraente, o gostar da massagem não é algo imediatamente acessível a todos. Existem muitas razões para isto. Se a sua infância não foi uma infância agradável com bastante toque materno, então é normal que como adulto não goste do toque.


Os seres humanos precisam de tocar e de ser tocados. Estudos com humanos e com animais mostram que indivíduos que foram privados de contato físico na infância são inseguros, mais suscetíveis a doenças e pouco ajustados à sociedade. A massagem é uma forma bastante sensível de contato humano em que o toque é o mediador, um sentido que tanto os animais como os humanos são bastante suscetíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails