sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Massagem terapêutica ajuda no tratamento de doenças .



Trabalhando nos tecidos musculares, a massagem terapêutica tem ajudado com estresse e dores crônicas

Num mundo de rapidez, onde tudo flui muito mais rápido, e tudo gira em torno de muita comunicação, é quase impossível viver uma vida de calmaria. Para evitar problemas como o estresse, muitas pessoas recorrem às massagens.

Apesar de haver muitos tipos de massagem, existem apenas algumas básicas e primordiais, de dois grupos grandes que se destacam: as massagens com óleos e as massagens “secas”. Destas, muitos outros estilos surgem, tanto para fins cosméticos, rejuvenescimento e, é claro, contra o estresse.

Além do estresse, várias pessoas sofrem de dores crônicas, nas regiões lombares ou torcicolos, e a massagem terapêutica tem sido cada vez mais utilizada, juntamente com o tratamento prescrito por médicos. Além de ser um ótimo auxílio para a boa postura e para aumento o equilíbrio físico.

Aos atletas, uma ótima dica, já que a massagem não faz apenas com que eles se sintam melhor. Ela reduz os batimentos sanguíneos e a pressão sanguínea, aumenta a circulação no sangue o fluxo linfático, além de reduzir tensões e espasmos musculares. Com isso, a pessoa aumenta a amplitude de seus movimentos e reduz a dor.

Como é feita a massagem

O massoterapeuta trabalha principalmente na musculatura, utilizando a pressão de várias formas. Normalmente ela é feita com as mãos, mas em certos casos, utilizam-se aparelhos.

A técnica da massagem terapêutica trabalha nos tecidos musculares e, por isso, estimula a pele. Os cinco movimentos básicos da massagem são:

• Deslizamentos;
• Amassamentos;
• Pressão com movimentos circulares;
• Tapeamentos (batidas rítmicas)
• Vibrações (feitas com as mãos)

Tida como terapia séria, a massagem terapêutica tem efeitos altamente eficazes para tratar musculaturas. Ela estimula, também, a produção de hormônios como a ocitocina e endorfinas, responsáveis pelo prazer.
Benefícios da Massagem Terapêutica

A massoterapia é indicada, principalmente, para pessoas que sofrem de fibromialgia (doença crônica caracterizada por dores generalizadas no corpo por, pelo menos, três meses), inchaços, dores após treinos intensos, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), tendinite, dores de cabeça e insônia.

Relação entre massagista e paciente

A massagem terapêutica é considerada, também, uma troca de energia entre massagista e paciente. A massoterapeuta Leda Viana, explica que precisa estar sempre de bom humor. “Há quem pense que não, mas há um lado espiritual muito grande ligado à massagem terapêutica. Preciso estar bem, para deixar o paciente bem. Por conta desse meu bem estar, os pacientes se sentem mais relaxados. O lado espiritual faz parte da experiência”, explica.

Leda explica, ainda, que muitos clientes tiveram melhoras consideráveis desde que começaram a se tratar. “Vejo a melhora deles na minha frente. Pessoas com fibromialgia, por exemplo, hoje estão se recuperando muito rápido. Os benefícios da massagem terapêutica são evidentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails