terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A massagem e os hormônios





Cerca de 40 hormônios diferentes produzidos pelas adrenais, tiróide, pâncreas, fígado, baço, rins entram na corrente sangüínea, cada um com uma missão diferente, da manutenção do peso e controle do crescimento à defesa imunológica. Esses mensageiros bioquímicos interferem sobre órgãos e tecidos equilibrando-os ou executando tarefas específicas como preservar, manter, modificar ou melhorar o ser humano.

As moléculas hormonais possuem “memórias comportamentais” e impõem ao sistema nervoso padrões que, no cérebro, resultam em produtos mentais, emoções, ações, pensamentos e impulsos que constituem a nossa consciência.

Hormônios e neurotransmissores transmitem impulsos eletroquímicos que regulam, acionam e controlam todo o organismo. O processo é interdependente e a produção, circulação e equilíbrio de um hormônio depende de outros hormônios.

A OCITOCINA, secretada pela hipófise posterior, é encontrada em todos os tecidos do corpo e está ligada ao contato físico. Quando produzida desencadeia a liberação de outros hormônios.

Tem grande importância durante o parto e seus picos ocorrem durante o orgasmo e a amamentação (no aleitamento, faz com que o leite materno seja ejetado logo após o toque do bebê no seio).

Como é um hormônio ligado ao toque, acompanha-nos desde o nascimento até a morte, só desaparecendo quando não somos mais acariciados. E os momentos em que melhor mantemos contato físico acontecem durante a fase do parto, amamentação e o coito por toda a vida. É por isso que abraçar e acarinhar são tão importantes para a nossa saúde e a escolha de quem nos toca é vital. Trocar carícias com quem não queremos não libera ocitocina. Esse hormônio, no homem, acelera a ejaculação e aumenta a sensibilidade do pênis.

A ocitocina também age em conjunto com os estrogênios aumentando a sua ação. Assim se explica por que uma mulher bem-amada por um homem de quem gosta tem maiores possibilidades de não ter deficiência desse hormônio.


A atividade sexual saudável é o maior estímulo para a sua produção, quanto maior o contato físico, maior o índice de ocitocina.

O prazer aumenta a nossa sensibilidade aos ferormônios do parceiro que, por sua vez, fazem aumentar a serotonina, molécula do “bem estar” e do desejo das coisas boas da vida.

A massagem é uma terapia que estimula a circulação dos fluidos corporais, induz o relaxamento, conforta e proporciona, quando o toque é agradável e prazeroso, bem estar resultante da produção de ocitocina.

A massagem reforça as defesas do organismo, realça a beleza do corpo, oxigena a pele e rejuvenesce.

Bibliografia: Dr. Eliezer Berenstein "A INTELIGÊNCIA HORMONAL DA MULHER Ed. Objetiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails