segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Massagem terapêutica (Tui Na)



Nenhuma modalidade de cura poderia ser mais antiga que a massagem terapêutica, já que faz parte do instinto do homem esfregar uma região dolorida. A medicina chinesa desenvolveu um sistema sofisticado de massagem, durante milhares de anos, usado para vários problemas de saúde.

Indo além das aplicações esperadas em dores musculoesqueléticas, essa técnica de massagem é ensinada em escolas de medicina chinesa, e os especialistas na arte são capazes de tratar uma grande variedade de doenças com eficácia. Ao trabalhar com o sistema de meridianos, os profissionais conseguem tratar problemas internos, como hipertensão, úlcera péptica, insônia, náusea, artrite e constipação.

A massagem pediátrica é um campo de especialização praticado nos hospitais chineses. É especialmente eficaz em crianças com menos de 5 anos e, quanto menor for, a tendência é de que o tratamento seja mais bem sucedido. O carinho dos pais é o primeiro sentimento que o bebê vivencia logo que nasce, e pesquisas recentes no ocidente mostraram que crianças que são tocadas com freqüência tendem a ser mais saudáveis e a ganhar mais peso.

Alguns dos problemas tratados pelo tui pediátrico, ou massagem, são diarréia, vômito, pouco apetite, resfriado, febre, incontinência urinária e choro à noite. Como ocorre na massagem terapêutica no adulto, a massagem pediátrica envolve uma série de manipulações, como pressionar, esticar, massagear, beliscar e apertar. As manipulações são feitas de acordo com o nível de estímulo desejado e a natureza da área massageada.

Os resultados da massagem terapêutica chinesa geralmente podem ser bastante dramáticos, provocando uma sensação imediata de cura. É especialmente eficaz quando usada com outras modalidades, como a fitoterapia. Por exemplo, quando há uma lesão, as ervas são ingeridas para diminuir a inflamação, o inchaço e a dor.

Além disso, associa-se uma fórmula tópica com óleo e massagens na área machucada para aumentar a circulação e agilizar a cicatrização, aumentando o efeito sistêmico da fórmula interna. Esse tipo de abordagem garante uma recuperação muito mais rápida, além de ser uma das razões que fazem os profissionais do tui na serem respeitados na China.


por Bill Schoenbart e Ellen Shefi



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails