segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Zen no vestibular


A massagem pode baixar os níveis de tensão dos jovens que concorrem às tão disputadas vagas

Sair com os amigos e fazer programas saudáveis ajudam a controlar o estresse

Nervosismo é quase sinônimo de vestibular. Tudo bem. "Alguma dose de estresse é mesmo importante para a concentração", explica Regina Spadari, da Universidade Federal de São Paulo. Só não dá para perder o controle. Aí o hormônio cortisol vai às alturas e pode causar aquele branco na hora do exame. Para ajudar os vestibulandos a lidar bem com esse momento, a fisioterapeuta Heloisa Ferreira, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, criou uma massagem.

Ao todo, 32 vestibulandos de 17 a 24 anos receberam duas sessões dela por semana, de 40 minutos cada uma, entre os meses de setembro e novembro. Repetido por dois anos, o estudo deu resultado. "Os estudantes que passaram pela terapia ficaram com o cortisol sob controle e ainda tiveram melhores taxas de aprovação no vestibular (64%) do que o grupo de controle (34%)", diz Heloisa.

A terapia corporal criada na Unicamp começa pela cabeça e se estende por regiões dos ombros e quadris, além de músculos e articulações pelo corpo todo. Deve ser feita por um profissional porque exige mistura de técnicas de amassamento, deslizamento e mobilizações.

O que mais pode ajudar? Siga as dicas de Ana Maria Rossi, presidente da divisão brasileira do International Stress Management Association (Isma).

1. Exercitar o corpo :Trinta minutos quatro vezes por semana é o ideal. O vestibulando pode escolher o exercício que mais lhe der prazer.
2. Mais lazer e amigos: Não é porque as provas se aproximam que o estudante precisa cortar festas e cinemas do calendário. As boas relações sociais ajudam a dar um chega pra lá no estresse.
3. Alongar-se :É tiro e queda para soltar os pontos de tensão. Uma boa pedida é o roteiro a seguir:

Maxilar

- Gentilmente pressione os dentes.
- Respire fundo.
- Solte o ar lentamente (pelo nariz).

Pescoço

- Abaixe o queixo próximo ao peito.
- Levante lentamente.
- Repita os movimentos.

Ombros

- Eleve os ombros até perto das orelhas.
- Solte lentamente.
- Repita os movimentos.

4. Alimentar-se bem : Quem passa horas e horas nos livros deve comer de quatro em quatro horas, pelo menos, para evitar a hipoglicemia. Evite doces ou bebidas à base de cafeína - eles estimulam a hiperatividade e dificultam o sono. Os lanches entre as refeições podem ser frutas ou cereais.

5. Respirar profundamente - Expire tudo o que puder.
- Inspire lentamente só pelo nariz (para purificar o ar que entra) por cerca de cinco segundos.
- Segure por alguns segundos e solte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails