segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Massagem Indiana


Massagem indiana fazendo sucesso

Nada melhor que uma massagem relaxante depois de um dia difícil de trabalho. Erick Schulz, o vice presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, garante que a Índia é especialista nesse assunto. E só podia ser já que lá massagem é considerada remédio.

Schulz conta que na Índia, as massagens fazem parte do sistema de único de saúde, e que elas possuem fins medicinais e são capazes de fazer curas milagrosas.

Isso porque os benefícios são muitos, e vão desde a redução de medidas até a harmonia do corpo e da mente. E ainda são usadas para manutenção da saúde ou em pacotes de tratamentos em spas.

Spas disponibilizam os mais diversos tipos de massagens indianas, entre a abyanga e a shirodara. As Ayurvédicas, por exemplo, são feitas conforme o biotipo de cada um.

A massagem é feita no tatame e além das mãos podem ser utilizados outros membros do corpo, como os pés e os braços. O procedimento também é dividido: o processo seco é feito com pós de ervas secas, já o úmido trabalha-se com óleos vegetais. Isso conforme cada necessidade.

Outras formas

Um outro tipo de massagem indiana é a Abyanga, mais simples de todas, que é feita com óleos mornos e trabalha os chakras, a energia vital existente em cada um de nós. É feita com movimentos que trabalham os pontos de energia e ao final são colocadas pedras coloridas nos chakras.

A Shirodara talvez seja a mais relaxante de todas as massagens indianas, quem escolher essa opção receberá sobre a cabeça um jato de óleo relaxante.
As contra-indicações são as de sempre, por exemplo, diabéticos e grávidas devem passar longe das mesas. Mas quem está com problemas de depressão, insônia, ansiedade e dificuldade de concentração devem procurar o relaxamento.

Confira os benefícios de cada um dos tratamentos:

Abyanga (foto): Com óleos medicinais, esta massagem estimula os pontos de pressão vitais para o corpo.

Ayurvédica: Indicada para depressão e cansaço físico e mental, pois estimula a circulação sanguínea e linfática, elevando os níveis de energia.

Udwarthana: É uma massagem profunda com pós a base de ervas.

Pinda-Sweda: Neste tratamento, os pós de ervas são misturados com óleos medicinais específicos, aquecidos e colocados dentro de bolsas de pano, que são aplicadas sobre o corpo de uma forma rítmica.

Shirodara: Um líquido aquecido é vertido sobre a testa por um tempo determinado.

Garshana: Serve para revitalizar, esfoliar e aumentar a circulação do corpo.

Chavutti: Proporciona pressão mais profunda com uniformidade. O terapeuta desliza com os pés sobre o corpo do paciente untado com óleos medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails