quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Terapia Bowen



Terapia Bowen: corpo dolorido, nunca mais!Dores de cabeça, dor ciática, dores de barriga, dores musculares e articulares tem solução através da terapia Bowen.

A terapia ISBT-Bowen é uma técnica de toque minimalista bastante eficaz (pois atua na causa) para tratar dores e sintomas bem variados. Através da sinalização do terapeuta em locais específicos, o próprio corpo responde restaurando a homeostase e corrigindo os desequilíbrios. É suave porém os efeitos sobre o corpo são profundos.

De acordo com a terapeuta Camila Henriques, o processo de cura ocorre de dentro para fora do organismo, respeitando a capacidade individual de respostas ao tratamento. O corpo é estimulado mas não é forçado a fazer nada que não queira.A interferência do terapeuta é mínima.

O Bowen é uma terapia corporal feita sobre a pele, capaz de atuar na fáscia muscular ativando os receptores presentes em sua membrana que sinalizam respostas no sistema nervoso central. Atua de forma a equilibrar os sistemas simpático e parassimpático, desencadeando um profundo relaxamento.

A terapeuta e a psicóloga Maria Cristina Capobianco explica os efeitos e benefícios que a terapia faz no corpo e na mente do paciente e esclarece as dúvidas sobre a técnica.

Como é a terapia bowen?
A Terapia Bowen é realizada diretamente sobre a pele, onde o terapeuta utiliza suas mãos, e às vezes, o cotovelo. O toque, na maioria das vezes, é bem suave e desencadeia efeitos bem profundos no corpo do paciente. A Terapia Bowen pode ser realizada em qualquer local, com a pessoa que recebe o tratamento na posição deitada ou sentada. A aplicação pode ocorrer no momento de uma lesão, no campo de futebol, por exemplo, mas preferencialmente em uma maca, onde o paciente fique confortável e o corpo possa relaxar mais facilmente.

Quem pode fazer a terapia bowen?
A Terapia Bowen é indicada para todas as pessoas, em qualquer idade, de bebês a idosos. Qualquer indivíduo que esteja buscando equilibrar o organismo, se livrar de dores ou de algum mal-estar, lesões musculares ou do sistema nervoso, incluindo uma grande gama de queixas e sintomas, tanto agudos como crônicos. É ótima para grávidas, durante a gestação e no auxílio ao parto, e para atletas que desejam melhorar seu desempenho ou se recuperar mais brevemente de lesões.

Quais sintomas a terapia bowen ajuda a aliviar?
Desde dores de cabeça, dor ciática, dores de barriga, dores musculares, articulares, até problemas crônicos, como neuropatias, artrite, fibromialgia, esclerose múltipla entre outras…

Quais os efeitos da terapia bowen no corpo?
A Terapia Bowen é capaz de promover uma melhora na circulação sanguínea, drenagem linfática e desintoxicação, regula o Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático, equilibra o tônus muscular, relaxando os músculos quando estão tensos e tonifcando quando estão flácidos. Promove relaxamento profundo, alívio emocional, bem-estar e melhora a disposição ao longo da semana após a sessão.

É preciso fazer quantas sessões para sentir a melhora do tratamento?
Na grande maioria dos casos, o paciente já sente a melhora logo após a primeira sessão. A quantidade de sessões vai variar de pessoa para pessoa, dependendo da queixa e da capacidade de resposta individual do organismo ao tratamento. Queixas agudas têm resultados mais rápidos, em torno de 1 a 5 sessões. Queixas crônicas costumam precisar de mais sessões, com periodicidade decrescente: por exemplo, o tratamento começa com sessões semanais, passando para quinzenais, e por fim, mensais, para manutenção.


Maiores informações: http://www.terapiabowen.com.br/

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog William! Vc é mt bem informado e antenado! Tem informação até sobre a Terapia Bowen, ainda pouco conhecida no Brasil! Aproveito pra atualizar seus seguidores que este ano tem curso de Bowen em SP, começa em abril. E, as inscrições para o Módulo 1 já estão abertas! Grde oportunidade para os massoterapeutas que querem ampliar seu campo de atuação e poupar seus esforços, pois o toque é mínimo e suave. Vale a pena conhecer! Info: http://www.terapiabowen.com.br/cursos_datas.html
    grde abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails