quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os Benefícios da Massagem do couro cabeludo



Os beneficios da massagem ao couro cabeludo são vários. Uma massagem feita diárimente no couro cabeludo, dá uma sensação de bem estar, relaxamento e firmeza e tudo de forma natural!

Um estudo de 1998, publicado no Archives of Dermatology (Trial “Randomized de Aromaterapia: tratamento bem sucedido para a Alopecia Areata”), constatou que 44% dos pacientes com calvície areata que realizaram uma massagem no couro cabeludo, dois minutos por dia (com uma mistura de óleos essenciais de tomilho, alecrim, lavanda e madeira de cedro, numa base de jojoba, óleos de semente de uva) notou um cabelo mais grosso e novo crescimento de pêlos.

A maioria dos cabeleireiros, especialistas em recolocação de cabelo, concorda que a massagem no couro cabeludo, feita com cuidado,deve fazer parte de um plano de cuidados gerais ao cabelo, dependendo do diagnóstico real e da sua condição da queda de cabelo. O uso de uma escova de massagem vibratória no couro cabeludo, estimula o fluxo sanguíneo para os folículos.

Como funciona a massagem do couro cabeludo?
A massagem do couro cabeludo, com ou sem o uso de vegetais naturais, é uma prática que tem sido utilizada ao longo da história de muitas culturas antigas e modernas. O benefício mais óbvio da massagem é o aumento instantâneo do fluxo sanguíneo e de circulação na região que alimenta os folículos pilosos. O stress e a tensão, que podem restringir o fluxo de sangue para o folículo, aumentar a oleosidade e pele morta, que podem impedir os cabelos de sair do folículo, tudo isto pode ser melhorado pela massagem do couro cabeludo, numa base diária.

Os benefícios da massagem no couro cabeludo são muito aumentados pela adição de óleos essenciais devido à sua facilidade de absorção; antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatórias, e so bem conhecidos efeitos energizante e revigorante sobre a pele e o processo de regeneração celular subjacente. Os óleos essenciais podem penetrar na cutícula do cabelo e renovar a partir de dentro.
A massagem do couro cabeludo deve ser feita com cuidado por causa dos cabelos fracos pois esfregando muito duramente, pode arrancá-los.

A massagem do couro cabeludo é benéfica para manter o couro cabeludo e os cabelos em bom estado, aliviar a tensão e promover a saúde. Este tipo de tratamento funciona melhor numa abordagem de corpo inteiro à queda de cabelo, e os resultados podem ou não ser perceptível em seis a oito meses, dependendo do diagnóstico da queda de cabelo e da capacidade de manter o tratamento.

Dicas de massagem no couro cabeludo para evitar queda de cabelo

Massagear o couro cabeludo durante 15 minutos faz com que a queda de cabelo diminua, sabia? Abaixo, segue um passo a passo para você massagear as raízes dos cabelos e, assim, estimular a circulação sanguínea na região, fortalecendo os fios.

Primeiro movimento

Coloque os polegares na base do pescoço e os indicadores mais ou menos na altura das orelhas. Com uma pressão média, faça movimentos circulares e para cima com a ponta dos polegares, até que eles se encontrem com os indicadores.

Segundo movimento

Posicione uma das mãos na frente, segurando a cabeça. Com a ponta dos dedos da outra mão, massageie o couro cabeludo com movimentos circulares e para cima, da base do pescoço ao topo da cabeça.

Terceiro movimento

Com os polegares sobre a base do pescoço e a ponta dos outros dedos, pressione a parte superior da cabeça, perto da testa, fazendo movimentos circulares.

Quarto movimento

Com a ponta dos dedos, massageie todo o couro cabeludo. Comece pela testa e desça até a base do pescoço.

Quinto movimento

Segure pequenas mechas de cabelo e puxe-as suavemente. Esse exercício é ótimo para auxiliar o crescimento e fortalecer os fios.

4 comentários:

  1. Seu blog é maravilhoso. As informações são preciosas. Sou aromaterapeuta e massoterapeuta estou incluindo a massagem do couro cabeludo no meu trabalho. Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails