quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O poder do pensamento


Para os gregos, havia três Fados que teciam o cordel da vida. Para aquele que conhece a Sabedoria, há também três Fados, cada um deles tecendo um fio, sendo os três fios que eles tecem retorcidos em um, formando a resistente corda do Destino, que prende ou soltas a vida do homem sobre a Terra.

Esses três Fados não são as mulheres, as Parcas, da lenda grega, e sim as três forças da Consciência Humana: o Poder da Vontade, o Poder do Pensamento e o Poder da Ação.
São esses os Fados que torcem os fios do destino humano, e eles estão dentro do homem, e não fora.

O destino do homem é autoconstruido; não é imposto arbitrariamente do exterior; seus próprios poderes, encequecidos pela ignorância, torcem a corda que os entrava, e seus próprios poderes, dirigidos pelo conhecimento, liberam seus membros dos grilhões autocompostos e deixam-no livre da escravidão.

O mais importante desses três Poderes é o Poder de pensar; homem quer dizer pensador; é uma raiz sânscrita - man. “O homem é criado pelo pensamento: naquilo que um homem pensa, ele se torna.”

Quando a mente está voltada para um pensamento específico e demora-se nele, instala-se uma vibração definida da matéria e, quanto maior for a freqüência dessa vibração, mais ela tende a repetir-se, a se tornar um hábito, a se fazer automática. O corpo segue a mente e imita suas mudanças.

O pensamento correto é uma bênção contínua que cada qual pode irradiar, como uma fonte que espalha águas refrescantes. O pensamento errado é tão veloz para o mal quanto o pensamento certo é para o bem.
O pensamento pode ferir, assim como pode curar; pode levar angústia, como pode levar conforto.

A mente ocupada pelos maus pensamentos atua como um imã para atrair pensamentos iguais da parte dos outros, intensificando assim o mal original. Pensar no mal está a um passo de fazer o mal, e uma imaginação poluída favorece a realização de suas próprias criações maléficas.

O primeiro passo para a criação deliberada do caráter está, portanto, na escolha deliberada do que pensaremos, e então no pensar persistentemente na qualidade escolhida.
Entretecemos o fio do pensamento em nosso destino e chegaremos a ter um caráter inclinado a todas as finalidades nobres e úteis.

Aquilo que pensamos é aquilo em que nos tornamos.

Annie Besant - O Enigma da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails