quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Massagem para "desenferrujar"


Você chega a casa depois de um dia de trabalho intenso. As suas costas, o seu pescoço e os seus ombros estão doridos e tensos, a sua cabeça está cheia dos afazeres profissionais e os seus olhos pesam. Nada melhor para acabar com todo esse Cansaço com uma sessão de massagem... relaxante.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas e os resultados deixam qualquer um novinho em folha. As massagens podem ser grandes aliadas no combate ao Stress e no alívio das tensões.

Com uma variedade significativa de métodos de massagem, a dificuldade é mesmo escolher. De um modo geral as massagens ocidentais têm a restrita função de relaxamento, enquanto que as massagens orientais acrescentam a vertente terapêutica.

Além disso, as medicinas orientais, de entre as quais se destaca a chinesa, são medicinas holísticas, em que o todo funciona com uma ligação permanente entre a mente e o corpo, valorizando o indivíduo enquanto ser integral.

Essas massagens, entre as quais se destacam o shiatsu, a tui na ou a ayurvédica, podem ser revigorantes, estimulantes ou relaxantes, com uma função eminentemente terapêutica.

Por exemplo, podemos através do efeito de uma massagem baixar a tensão arterial, moderar o temperamento de crianças extremamente reativas, estimular um determinado órgão, ativar os circuitos sanguíneo e linfático, entre outros efeitos possíveis.

O tui na é uma massagem chinesa milenar que trabalha a energia do corpo através de pontos reflexos, visando a prevenção e cura de doenças, trabalhando com toques subtis. Já o shiatsu é filho deste tipo de massagem e surgiu no início do século XX, utilizando igualmente os meridianos da Acupuntura, mas que atua mais levemente,.

À semelhança do tui na, a massagem ayurvédica é também uma técnica de massagem bastante intensa e que, por isso, atua profundamente no organismo. De origem indiana, é bastante vigorosa, estimulando os músculos e a circulação, libertando as toxinas presas aos músculos e tecidos.

Através de toques profundos com os dedos, as mãos, os cotovelos e até com os pés, a massagem ayurvédica propicia o realinhamento postural, o alívio de tensões no corpo físico (por vezes crónicas), além de fortalecer o sistema imunológico.

Os efeitos anti-stress e Antidepressivo também são notórios. Contando com alguns alongamentos, a técnica proporciona uma maior flexibilidade do corpo e Mobilidade nas articulações, fazendo com que a energia vital possa circular livremente.

De um modo geral, todas estas massagens têm um efeito relaxante e, de certa forma, psicoterapêutico, pois, ao proporcionar bem-estar físico, o toque conduz também ao equilíbrio das energias e a uma sensação de bem-estar. Não raramente, as pessoas começam a massagem com um estado de espírito e quando partem sentem-se completamente diferentes. Mais leves e animadas.

Quando a perspectiva das massagens terapêutica, estas devem realizar-se com a regularidade prescrita pelo especialista.
Se a intenção é o relaxamento e alívio do stress, então uma massagem semanal fará já efeitos suficientemente positivos e revigorantes.

A hora da massagem parece determinar, também, um pouco o seu efeito. Nesse sentido, uma massagem ao início do dia pode ter um efeito energético/estimulante, enquanto que uma massagem ao fim do dia cumpre o efeito relaxante.

Precauções e contra-indicações
Embora as massagens registem inúmeros benefícios para quem usufrui delas, o fato é que nem todos podem fazê-lo plenamente.

«Os idosos, devido à fragilidade dos seus ossos, podem ser massajados, mas com as devidas cautelas, assim como os doentes com Osteoporose + », adverte o especialista, prosseguindo:

Já as mulheres grávidas deverão ser massageadas com bastantes cuidados, pois, existem pontos que se forem estimulados podem ser abortivos e matar o feto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails