quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Massagem com pedras frias



Indicada para depois de atividade física intensa, usa pequenos pedaços de mármore polido e resfriados no gelo. A pedra é pressionada sobre o corpo, pelo qual desliza, para aliviar dores e tensões musculares.

O gelo associado à pressão da massagem tem ação antiinflamatória, recuperando o músculo estressado e são eficazes para ajudar no relaxamento.

Desde tempos remotos, o ser humano revela o seu interesse pela energia que as pedras envolvem. Temos inúmeros exemplos dos marcos deixados ao longo de séculos. Assim, se observarmos os costumes de civilizações passadas, podemos verificar que o ser humano sempre utilizou pedras para criar monumentos de pedra, acabando também por esculpir imagens e rostos, assim como representações religiosas.

Algumas culturas utilizavam pedras aquecidas para aquecer as suas casas, outras utilizavam pedras para construir templos e pirâmides, consequentemente, o uso terapêutico e curativo das pedras não advém dos tempos modernos, durante séculos muitas culturas como a China, Japão, América do Sul, Africa, Europa, Índia e Egito desenvolveram a componente terapêutica e curativa inerente a diferentes tipos de pedras. Estas eram utilizadas para diagnosticar e tratar doenças e problemas do sistema nervoso, assim como para aliviar a ansiedade. Ou seja, acabavam por ter uma componente medicinal.

Segundo registros existentes, podemos dizer que a massagem de pedras nasceu no Oriente há aproximadamente dois/três mil anos.
No livro amarelo, escrito há três mil anos pelo Imperador Chinês, encontramos o registro de uma técnica com pedras quentes para curar doenças. De Salientar que com o passar do tempo esta técnica foi desenvolvida. Algumas destas tradições revelam que as pessoas colocavam pedras em determinadas zonas do corpo, como forma de proteção e bem-estar físico.

A Terapia Geotermal, Massagem das Pedras ou Stone Theraphy são alguns nomes que se podem dar à massagem que concilia movimentos da massagem sueca com a utilização de pedras quentes ou frias.

As manobras que se realizam com as pedras provocam diversas reações, visto estarem envolvidas mudanças térmicas.

terapia das pedras quentes é a aplicação de Termoterapia, utilizando pedras na massagem do corpo, com o intuito de beneficiar o organismo. Assim, acaba por desenvolve-se um efeito profundo quando na massagem é aplicada, uma sincronia entre pedras quentes e frias, que ao deslizarem sobre o corpo causam efeitos e reações fisiológicas e orgânicas, benéficas ao bem-estar do ser humano.

Assim, quando se utilizam pedras frias, o organismo começa a desenvolver uma reação térmica, fazendo com que a homeostasia se desenrole. A homeostasia não é mais que a tentativa do organismo dar resposta a um desequilíbrio instalado.

Por seu torno, o calor aplicado vai atuar em profundidade no organismo permitindo que as pessoas atinjam benefícios que numa sessão de termoterapia convencional não poderiam ser alcançados. Tal faz com que atualmente, esta dinâmica entre quente e frio seja muito utilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails