sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Massagem das Cadeias Musculares


Quando falamos em cadeias musculares estamos falando de um método terapêutico de correção postural que considera o sistema muscular de forma integrada, organizando os músculos em cadeias musculares.

O Método de Cadeias Musculares Leopold Busquet é uma técnica de terapia manual que trabalha analiticamente as cadeias musculares, viscerais e cranianas, para posteriormente integralizar o indivíduo numa postura global e harmônica. O objetivo é buscar a saúde integral do corpo. Através de um diagnóstico fisioterápico preciso, busca-se a causa da patologia que, muitas vezes, pode estar localizada à distância do sintoma.

Permite tratar várias patologias como:
-· Problemas de coluna (dores, alterações posturais, lordoses, cifoses, escoliose etc)
-· Lesões articulares, musculares e tendíneas dos membros superiores e inferiores (mialgias, tendinites, artroses, alterações dos joelhos, dos pés, da marcha etc)
-· Cefaléias, distúrbios da articulação têmporo-mandibular etc).

- As cadeias musculares / L. BUSQUET-B. PIONNIER



DEFINIÇÃO DO MÉTODO DAS CADEIAS MUSCULARES

As Cadeias Musculares são circuitos anatômicos onde se propagam as forças organizadoras do corpo, onde se estruturam as compensações.

O Método das Cadeias Musculares

É um método de exame que coloca em evidência os pontos de fixação, nas diferentes partes do corpo ao nível das cadeias

- musculares
- viscerais
- neuro-meníngeas
- articulares
- vasculares

É um Método de tratamento manual para liberar estes pontos de tensão e dar novamente uma boa mobilidade tissular nestas diferentes cadeias.
Dar novamente uma melhor função, uma melhor estática.

A estrutura intermediária que permite intervir manualmente, de modo eficaz, em todos os níveis, é o tecido conjuntivo. Ele está presente na pele, nos músculos, nos ossos, nas cavidades, nas vísceras ... e em um continuum perfeito, ele religa a pele a membrana da célula.

O trabalho do tecido conjuntivo nas posturas das cadeias é potencializado pelas reações em cadeia do sistema neuro-vegetativo sobre o conjunto das outras cadeias e funções.

O conjunto das funções do corpo é geneticamente programado. É preciso retirar, se possível, todas as tensões estruturais que estão na origem das disfunções e das deformações.

O Método das Cadeias Musculares tem por objetivo preservar ou restituir o equilíbrio estático e dinâmico aos pacientes.

O tratamento pelo Método das Cadeias Musculares visará re-equilibrar as fontes de tensões musculares, articulares, viscerais, cranianas que estão na origem das as compensações, das deformações.

A finalidade do tratamento é de livrar as cadeias musculares das tensões internas. Quando as cadeias musculares estão livres e equilibradas, a estática é ótima, o movimento fácil e inteiro.

O tratamento é analítico (liberação das zonas chaves) e global para re-harmonizar a fisiologia das cadeias musculares.

As técnicas utilizadas são essencialmente técnicas de relaxamento e de alongamento completadas por outras técnicas visando obter os melhores resultados.

As sessões: duração de 45' a 60' conforme o caso de cada paciente.

A freqüência : o tratamento completo se faz ao ritmo de uma vez por semana. Este trabalho de qualidade é direcionado a um tratamento profundo do organismo e exige um tempo de assimilação e de re-equilíbrio. Para as crianças e casos particulares, o terapeuta pode fazer duas sessões mais curtas por semana.

A manutenção : quando o tratamento termina, é aconselhável fazer uma sessão uma vez por mês, depois uma fez a cada três meses . O corpo tem uma memória tissular e esta lembrança periódica é o melhor tratamento preventivo.

Este Método das Cadeias Musculares atinge uma grande variedade de pessoas:

- os recém nascidos, para que eles se sintam "bem em sua pele" após as tensões do parto (apnéia do recém nascido, regurgitações, choros, sono, deformações.)
- as crianças apresentam deformações (pés, joelhos, escolioses, dores de crescimento ...)
- os atletas para melhorar a confiança e a performance de seu aparelho locomotor
- as pessoas ativas ou mais idosas e sedentárias afim de prevenir ou de atenuar as disfunções físicas, orgânicas assim como os efeitos da artrose .



..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails