terça-feira, 17 de maio de 2016

Massagem Grega



Em diversos lugares ouvimos falar sobre massagem grega, mas o que seria a verdadeira massagem grega? A etimologia da palavra massagem sugere que esta pode ter surgido do árabe “mass”, do hebraico “mashesh”, mas o mais provável é que tenha vindo do grego arcaico “massin”. As palavras tem significados parecidos: amassar ou pressionar. Não se sabe ao certo qual delas surgiu primeiro, mas sabe-se que no ocidente os gregos foram os primeiros povos a terem registros sobre a massagem.
Os primeiros escritos que citam a massagem desenvolvida pelos gregos são de aproximadamente 460 a.C. O médico grego Hipócrates utilizou a massagem com óleo, movimentos de pressão e deslizamento como uma forma de fortalecer o sistema imunológico, diminuir o estresse e tratar dores musculares.  Mas os registros da massagem grega não vêm somente dos registros de Hipócrates. Há gravuras mais antigas mostrando que a massagem grega já era feita em soldados e competidores de provas esportivas da época. A massagem era utilizada como pré-treino, com movimentos curtos de pressão média para preparar os músculos e deixar o atleta, ou soldado, melhor preparado para as atividades.
Da massagem grega surgiu a massagem sueca, que em muitos lugares é chamada de massagem clássica. Em meados do século XVII, Per Herink Ling passou a estudou as manobras gregas, fisiologia, anatomia e criou parte do que chamamos de massagem sueca. Na época, integrada ainda à ginástica sueca, seguindo o exemplo dos gregos. No século XIX, com a propagação da técnica pela Europa e Estados Unidos, a massagem sueca se separou da ginástica sueca e passou a ser uma técnica de medicina alternativa. As técnicas de massagem grega não são mais utilizadas, mas a massagem clássica (ocidental) ainda é feita com movimentos descritos por Hipócrates com algumas alterações. Podemos dizer que a massagem clássica e a massagem sueca se assemelham por terem origem na mesma técnica.

http://www.clinicademassagem.net.br/massoterapia/massagem-grega/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails