quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MASSOTERAPIA



Que tal agora falarmos sobre MASSOTERAPIA
Massagem é o conjunto de toques exercidos com as mãos e outras partes do corpo ou acessoriamente com aparelhos, sobre uma ou mais partes do corpo com fins terapêuticos, desportivos, estéticos, emocionais, lúdicos e sexuais.
A massagem além de utilizar de manipulação manual dos tecidos moles do corpo, pode realizar movimentos nas articulações, alongamentos e aplicações de calor e frio.
O que é Massoterapia ( Massagem Terapêutica ) ?
Em torno de 10 anos atrás no Brasil, a massagem era classificada em 3 ramos bem distintos: relaxamento, Desportiva e Estética. A Massagem Terapêutica, vem sendo utilizada desde os primórdios para aliviar algo incômodo, assim como a dor muscular, dores de cabeça, torcicolo, problemas circulatórios, cuidados nos grupos especiais: idosos, diabéticos, hipertensos, obesos, gestantes e outros.

Quais são os tipos de massagem, e para que serve cada um ?
Na realidade existem 2 ramos: a Ocidental e a Oriental. enquanto a primeira estuda a nossa fisiologia do sistema circulatório, a outra estuda a fisiologia energética. Mas com o mesmo objetivo em comum de tratamento, apenas de forma muitas vezes bem diferente de trabalhar. Podemos citar como exemplo a massagem Sueca e a Californiana como ocidental; e as massagens SHIATSU e o TUI NA como Oriental.
Quais os benefícios trazem à saúde e mente ?
Como a massagem é uma terapia holística, onde vemos o indivíduo como um todo, onde centramos no doente e não na doença, existem os efeitos diretos nos tecidos moles ( pele, músculo e gordura ), nas mobilizações articulares e alongamentos; e o efeito indireto – psicológico, de sensação de bem estar e relaxamento.
Existem contra-indicações na massagem ?
As contra-indicações são: processo inflamatório, estado febril, lesões agudas ( traumatismos, luxações, distensões e entorses ) – primeiro tratar com gelo, trombose, vários tipos de problemas de pele ( contagiosa e não contagiosa ), estados hemorrágicos, pessoa em estado crítico ou extremamente debilitado, Gestantes ( 3 primeiros meses ) e sempre com orientação médica.
Quem pode executar essas massagens ? Existem cursos específicos ?
Geralmente a maioria dos bons cursos hoje exige no mínimo ensino médio como pré-requisito. Acredito que para o aluno sair com uma boa informação tanto teórica como prática, precisa de no mínimo de 120 horas de curso, e que pelo menos ofereça estágios supervisionados com mais 40 horas.
TODO MUNDO TEM O PODER DO TOQUE, o curso vai preparar, orientar e trabalhar a habilidade sensorial das mãos e outras partes do corpo, proporcionando ao indivíduo: o que fazer, como fazer, para que fazer e quando fazer.
Mais aplicações da massoterapia: A massoterapia alivia dores musculares e estimula a circulação sanguínea. Além disso, a massagem auxilia o sistema linfático, o que ajudaria a eliminar os resíduos metabólicos no corpo. A drenagem linfática utiliza a massagem para esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática. A massagem como terapia de reabilitação tem sua aplicação bastante conhecida por causa do futebol, onde quase todos os times contam com um massagista para auxiliar na recuperação muscular e ajudar na reabilitação em alguns casos de lesões. Massoterapia ainda tem aplicação na prevenção de distensões e lesões, que pode acontecer por causa excesso de tensão.
A massagem também pode melhorar o humor das pessoas, aliviar o estresse e fazer com que os clientes sintam-se mais relaxados. Porém, você deve ter cuidado com afirmações de aplicações milagrosas da massoterapia. Apesar de promover benefícios à saúde, não há nenhum fundamento científico que sustente que a massoterapia possa curar doenças. A massagem também não aumenta diretamente a força muscular, embora seja eficiente na recuperação da fadiga após exercícios físicos vigorosos.
O Tocar
Tocar é definido como “ação, ou um ato de sentir alguma coisa com a mão etc.”. O termo operacional é sentir. Embora o tato não seja em si uma emoção, seus elementos sensoriais induzem alterações neurais, glandulares, musculares e mentais que, combinadas, denominamos emoção. Disto decorre que o tato não é sentido como uma simples modalidade física, como sensação, mas também, efetivamente, como emoção.
A massagem tem aplicação estética?
Observações clínicas indicam que massagem em membro imobilizado por semanas resultou em melhora na aparência e textura da pele. A estimulação do sistema linfático, pela drenagem linfática, teria aplicação no tratamento de celulite por causa da eliminação de líquidos. Clínicas de beleza, salões e spas oferecem massagem estética com aplicação de cremes e outros linimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails