terça-feira, 11 de novembro de 2014

Massoterapia x sono



Para entender a relação massoterapia x sono, é importante que saibamos que a massagem pode influenciar diretamente a produção da serotonina.

Mas o que é a serotonina? 

A serotonina é um neurotransmissor que transmite informações para diferentes partes do cérebro e regula muitos dos sistemas vitais do organismo, como os sistemas cardiovascular, imune e gastrointestinal. Ela também é direta ou indiretamente responsável pelo controle da maioria das funções cerebrais, como o humor, funções sexuais e ciclos de sono.

Do mesmo modo que pode elevar o humor e produzir sensação de bem estar, sua falta no cérebro ou anormalidades em seu metabolismo têm sido relacionado a condições neuropsíquicas bastante sérias, tais como Doença de Parkinson, distonia neuromuscular, Doença de Huntington, tremor familiar, síndrome das pernas inquietas, problemas com o sono, etc. Problemas psiquiátricos, tais como depressão, ansiedade, agressividade, comportamento compulsivo, problemas afetivos, dentre outros, também têm sido associados ao mau funcionamento do sistema serotoninérgico. Portanto, a falta de serotonina no organismo pode resultar em carência de emoção racional, sentimentos de irritabilidade e menos valia, crises de choro, alterações do sono e uma série de outros problemas emocionais. 

Baixos níveis de serotonina estão também relacionados com alterações do sono, tão comuns em pacientes ansiosos e deprimidos. 

Fica o convite aqui para você melhorar sua qualidade de sono, vem fazer massagem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails