segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Função da massagem


Qual é a função da massagem?

A massagem é utilizada desde os tempos mais antigos como método de reequilíbrio e prazer. Ela atinge todos os sistemas que compõem nosso corpo, inluindo órgãos vísceras, de maneira direta ( no caso da estimulação intestinal, por exemplo ), ou de maneira reflexa, através de zonas reflexas, ou da coluna.

A massagem na coluna alivia rapidamente tensões, e é usada para diversos tratamentos, por ser o "canal " de ligação do cérebro e o corpo, e o caminho de todo o sistema nervoso periférico até o central.

A maioria dos desajustes se dá primeiramente na esfera energética e mental. Um trauma, um pesamento negativo, preocupações, tristezas, etc. somatizam-se, até solidificarem-se no corpo. Esta é a maneira de expulsar o que não é natural, é a última tentativa do corpo de auto-cura.

A natureza, complexa, nos deu meios de auto-cura, mas algumas vezes precisamos fazer um caminho de volta à nós mesmos, para nos reencontrar em nosso estado natural, que é o estado de homeostase ( a auto regulação do corpo com o meio externo )

Já devem ter ouvido a expressão: O corpo fala.
Ele emite sinais o tempo todo, um exemplo que todos conhecem: A dor, quando tocamos algo quente, é um aviso - “A dor é um mecanismo de proteção ativado diante da possibilidade de ocorrência, ou após o aparecimento, de lesões, e faz com que o indivíduo reaja para remover o estímulo álgico (de dor)” - A sede e a fome, são todos sinais.

Também posso citar posturas corporais. Às vezes estamos em estado depressivo e de cansaço, nossos ombros de repente caem; Os orgulhosos costumam andar com o queixo erguido e com o peito estufado. Tudo isso decorre de fatores emocionais e aos poucos vamos solidificando essas posturas, já abandonamos aquele estado emocional, mas nosso corpo não. A pressão exercida na musculatura foi capaz de desalinhar nossas vértebras e desajustar todo o funcionamento do organismo, visto que em nossa coluna não existem apenas vértebras, existem nervos que abastecem todos os órgãos.

A massagem ajuda nos momentos de estresse, quando está difícil relaxar e se concentrar no momento presente, por isso tão importante um ambiente adequado, silêncio e pouca luz; pouca luz por que é necessário que se olhe para dentro.

Acumulamos vivências, na memória e no corpo. É preciso identificar os erros e as dores, antes que elas se solidifiquem em nós, dificultando nossa libertação.

A massagem terapêutica holística ajuda, antes de tudo no autoconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails