quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Benefícios da Massoterapia Aplicada


A massagem atua diretamente na prevenção da saúde, por combater o estresse, que é uma das principais causas de diversas doenças, pois enfraquece o sistema imunológico. A massagem atua como preventivo e tratamento complementar de vários desequilíbrios mecânicos e psíquicos:

Ocorre uma melhora na circulação sangüínea após a aplicação da massagem; esse benefício é tanto sistêmico quanto restrito a uma região. Com aumento da circulação sangüínea, os tecidos são nutridos e o retorno venoso também é melhorado.

VEJA UM POUCO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA:

Ocorre uma expansão torácica com a massagem, pelo relaxamento muscular, a melhora na respiração também torna a eliminação de toxinas mais eficiente, e assim reduz o nível da fadiga.
Movimentos apropriados da massagem são usados para estimular a eliminação de fezes e gases.
Melhorar a função das articulações e aumenta o tônus muscular.
Infarto, exemplo de falta de oxigenação e nutrição dos tecidos
Déposito de colesterol e gorduras formando grossas placas, os ateromas, que reduz o calibre das artérias ( arteriosclerose ), dificultando a oxigenação e nutrição do miocárdio.
Rompimento arterial, formação de trombos, obstrução parcial ou total da circulação, ocorrendo a necrose, caracterizando um infarto

Veja como é importante manter uma boa circulação ( as citações acima são apenas exemplos ). O sangue transporta todos os nutrientes e oxigênio que viabilizam o metabolismo celular, gerando energia e vida !!! A massagem atinge diretamente os sistemas circulatórios, sanguíneos e linfáticos:

Via sanguínea:
Absorção pelas células, e transporte de:monossacarídeos ( carboidratos ), aminoácidos, ácidos graxos de cadeia curta (encontrados em alimentos como manteiga e leite integral), vitaminas hidrossolúveis, H2O, íons e sais minerais.

Via Linfática:
Ácidos graxos de cadeia média ( utilizados como energia ) e longa ( gorduras saturadas, monoinsaturadas e polinsaturadas ), Acilgliceróis ( São as gorduras que ficam armazenadas em nosso corpo ), fosfolipídeos e glicolipídeos ( membranas celulares ), colesterol, ésteres de colesterol e vitaminas lipossolúveis.

Compreendeu agora por que a massagem pode ser utilizada para os mais diversos fins?
Além de ajudar o organismo no transporte dos nutrientes e oxigênio, a massagem também ajuda a eliminar os resíduos metabólicos. Por exemplo, ela ajuda a quebrar cristais de toxinas que se formam com os resíduos metabólicos, ajudando o corpo a eliminá-los, da mesma maneira age com a gordura, e os demais excessos não absorvidos pelo corpo.

Preste atenção ! Isso não quer dizer que você pode comer o que quiser, não fazer atividades físicas e depois procurar uma massagista ! Em alguns casos a massagem pode ser utilizada como terapia principal, porém na maioria das vezes é uma técnica acessória e complementar que reforça e acelera resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails