terça-feira, 9 de junho de 2009

Massagem X Estress

O estress e a tensão têm efeito cumulativo no organismo humano e podem provocar mais problemas do que se imagina. O desequilíbrio energético evolui de forma gradual, e isso não é nada bom. O primeiro reflexo é o cansaço mental e físico, depois surgem lentamente as dores.
O ponto de tensão do indivíduo determina o local da dor, as regiões mais problemáticas costumam ser os ombros, o pescoço e o tórax.
Nestas regiões podem até mesmo aparecer nódulos, resultado de energia bloqueada. Tem gente que até acredita estar com alguma doença mais séria. Mas, a massagem não cura doenças e sim tem a função de preveni-las.
Há massagens para diversas finalidades e qualquer pessoa, independente da idade, pode se submeter a uma sessão. O bom terapeuta se reconhece pelo toque.
A massagem é uma troca de energia entre o profissional e o paciente, e isso precisa ser feito com carinho.
O estress é muito comum na rotina de quem vive nas grandes cidades, e não é só quem trabalha fora que sofre com o mal, muitas donas-de-casa também estão sendo vítimas do problema.
O organismo reage ao estress eliminando em excesso o hormonas corticóide e adrenalina, substâncias produzidas pelas glândulas supra-renais e liberadas na corrente sanguínea.
Externamente o corpo vai mostrando a evolução deste desequilíbrio interno.
Nos cabelos, dermatite seborréica, oleosidade, queda e, em alguns casos, a perda total dos fios; na pele, cravos e espinhas, urticária, coceiras, manchas, micoses, herpes, vitiligo e psoríase.
Este quadro físico é o ponto de partida para o bom massagista dar início ao tratamento corporal.
O ritmo da respiração, a postura e a cor da pele devem ser verificados numa primeira consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails