sábado, 27 de junho de 2009

Massagem cardíaca

Salvar uma vida justamente quando segundos são importantes até a chegada da ambulância ou um médico. Esta seção dará dicas de primeiros socorros. Em geral, chame o atendimento de emergência e proceda com algumas recomendações em caso de:

Parada cardíaca e respiratória

Massagem cardíaca

Há casos de parada cardio-respiratória, no qual o coração pára por minutos. Geralmente o procedimento é pressionar o coração e força-lo a mandar sangue e oxigênio para órgãos vitais, como o cérebro.Aprenda a fazer massagem cardíaca

1) Coloque a vitima deitada de costas sobre uma superfície dura.
2) Sem interromper a respiração boca-a-boca, comece a massagem.

3) Para determinar o local em que a massagem deve ser feita, encontre, no meio do tórax, o osso esterno. Ele começa acima do estômago. Sua mão deve ser posicionada na metade inferior (isto é, entre a metade e a base) do osso.

4) Abra suas mãos e coloque uma sobre a outra. Você vai usar só a palma, mantendo os dedos esticados para cima. Em crianças pequenas, ao contrário, use os dedos, apenas. Meça a força de acordo com o tamanho da vítima.

5) Aperte o tórax da vítima, pressionando seu coração, e solte em seguida. Mantenha o ritmo de uma compressão por segundo.

6) Para ajudar a colocar pressão na massagem, deixe seu braços esticados.

7) A cada parada para fazer a respiração boca-a-boca, verifique se o pulso voltou. Para sentir a pulsação, coloque as pontas dos dedos indicador e médio na virilha ou no pescoço da vítima, ao lado da traquéia.

O coração está sob o final do " OSSO ESTERNO "
É aí que deverá apoiar suas mão para realizar a MASSAGEM CARDÍACA.
Para que a massagem seja efetiva :

posicione-se de preferência a esquerda da vítima,

procure o final do osso "esterno",

apoie uma mão sobre a outra neste ponto,

mantenha os braços esticados,

comprima e solte o tórax ritimicamente

contar em voz alta, facilita a sequência

Como se faz RCP ?

A primeira providência a ser tomada numa RCP é a verificação das "vias aéreas superiores" , ou seja , abrir a boca da vítima e retirar qualquer objeto que possa obstruir a passagem do ar : dentaduras, chicletes, balas, alimentos, etc.

De nada adiantará uma massagem cardíaca, por mais eficiente que seja, se não houver oxigênio entrando no pulmão e circulando no sangue bombeado pelo coração.

Portanto devemos sempre iniciar a RCP pela respiração artificial .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails