quarta-feira, 3 de junho de 2009

Massagem Miofascial




Liberação Miofascial - A massagem funcional!

Você já sentiu aquela tensão no pescoço após um dia de trabalho estafante? E aquela tensão enorme na região lombar após dirigir por algumas horas? Pois é... o nome dado a este tipo de tensão é tônus, ou hipertônus. Tônus é uma qualidade do músculo que indica o quanto ele está "contraído" em um estado de repouso, em outras palavras, tônus é o seu nível de rigidez muscular. Bem... quero lhes dizer que existem níveis de tônus e que esta qualidade em demasia pode tornar-se um agente inibidor de bem estar.

Para podermos lidar com situações estressantes, nós utilizamos um recurso, elevamos o nível de tônus, nos enrijecendo. Se as situações são freqüentes, este enrijecimento é mantido. Isto impede a boa circulação de fluidos provocando desidratação, acúmulo de toxinas e dor isquêmica. Outra conseqüência é que estas tensões exageradas encurtam determinadas áreas modificando a organização corporal.

A Liberação Miofascial (LMF), através de estimulações apropriadas, desencadeia reações no organismo que diminuem o nível de tônus nas áreas envolvidas com excesso de tensão, restabelecendo a densidade adequada, favorecendo o fluxo de fluidos. Este processo extremamente eficiente, em poucas sessões, restabelece o bem estar e conseqüente competência motora.

O que é?

A Liberação Miofascial (LMF) é uma técnica de massagem que se utiliza de pressão, alongamentos especiais e envolvimento consciente da pessoa que está sendo atendida estimulando as áreas que possam apresentar adensamentos da matriz extracelular limitando a amplitude de movimento. Os adensamentos de tecidos desaparecem rapidamente, permitindo a modulação de tônus necessária na aceleração dos processos de reabilitação, facilitando a reeducação de movimentos.

Como funciona?

Por meio do movimento e da manipulação do tecido conjuntivo que envolve e conecta nossos músculos e tendões, o terapeuta libera tensões existentes em segmentos corporais, melhorando a sua relação com as outras partes do corpo. A percepção dessa reintegração permite à pessoa reorientar-se espacialmente, melhorando o seu alinhamento em relação à gravidade e sua coordenação dos movimentos. Assim, o corpo não precisa gastar tanta energia para realizar movimentos básicos como manter-se de pé e caminhar, por exemplo. A sensação de liberdade e integridade adquirida com a Liberação Miofascial (LMF) também contribui para a evolução pessoal, ao estimular o autoconhecimento, abrindo caminho para se adquirir “novas posturas na vida”.

A quem se destina?

A Liberação Miofascial (LMF) é indicada para aqueles que buscam bem estar, para aqueles que sofrem dos males causados pela má postura; para aqueles que apresentam dificuldade de movimento e sofreram traumas físicos; para os que se submetem a estados de estresse no dia-a-dia e para os que desejam melhorar o seu desempenho profissional. Ela também é apreciada por pessoas ligadas às artes corporais ou de movimento, como bailarinos, atletas, educadores físicos e praticantes de artes marciais.


Adaptado de http://www.rolfing.com.br

Conheça a Liberação Miofascial - A massagem funcional!
Encontre o seu ponto de equilíbrio!

3 comentários:

  1. Oi, William!

    Descobri seu site hoje. Você faz aplicação desta técnica?

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, não estou trabalhando com essa tecnica , vc pode encontrar na:
      Centro Clínico AnimaVita

      SHIS QI 11 Bloco O Salas 132 a 140

      Shopping Deck Brasil - Lago Sul, Brasília.

      (61) 4063-6408 / 3248-2800

      Excluir
    2. Ou com a nayara
      E-mail: nayara.fisioterapia@hotmail.com
      Tel: (61) 9224 0326

      Excluir

Related Posts with Thumbnails