terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Yoga Massagem Ayurvédica


Breve Histórico
Mais antigo sistema de cura do mundo, a Ayurveda do Sanscrito AYUR – vida e VEDA – conhecimento, sabedoria ou ciência.  Tem suas raízes na doutrina matriarcal do Tantra há 5 mil anos, e faz parte das culturas chinesa, tibetana, grega e árabe.  É considerada como “Mother of all healing”, a mãe de todas as artes de cura, que foi sendo difundida até hoje.
Suas bases são o entendimento do ser humano como um conjunto corpo-mente-espírito e o preceito de que só há saúde no equilíbrio desses elementos. A causa das doenças é o acúmulo de toxinas.  Adotando medidas para aliviar as toxinas existentes e prevenir o aparecimento de novas, o ser humano terá saúde no verdadeiro sentido da palavra – não apenas a ausência de doenças, e sim o estado de completo bem estar físico, mental e emocional, como define a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mas o objetivo da ciência da longevidade não é apenas acrescentar anos à nossa vida, e sim adicionar qualidade de vida aos nossos anos. A saúde ou a falta dela é vista como o resultado das nossas ações diárias. Mais: é o espelho de nossos sentimentos, pensamentos e relacionamentos no cotidiano. No meio da afobação de cada dia, muitas vezes nem nos damos conta da postura do nosso corpo, dos pensamentos que se atropelam na mente, das emoções que estão nos fazendo agir de uma forma ou de outra. Esse é o arremedo da vida, porque viver de verdade é desfrutar o momento presente, é estar no aqui e agora. Dessa forma, podemos dirigir cada ato, palavra e pensamento para gerar saúde.
Benefícios da Yoga Massagem Ayurvédica
Um dos primeiros benefícios verificados se dá na circulação sanguínea, que é ativada naturalmente e sem provocar qualquer tipo de esforço por parte da pessoa, contribuindo assim para o aumento do fluxo sanguíneo, sem esforço do coração: o pulso baixa porque o coração passa a funcionar mais lentamente, tendo um descanso natural. A fadiga muscular diminui ao mesmo tempo que é revitalizada. A ativação da corrente sanguínea e energética irriga os tecidos com sangue rico em oxigênio e energia, produzindo uma espécie de analgésico curativo natural. Tudo o que estiver com dor passa a doer menos.
A Massagem Ayurvédica atua diretamente sobre o sistema linfático, que é responsável pela desintoxicação do organismo, através do ajuste da linfa, líquido intercelular, o que promove o equilíbrio elétrico e químico entre os diferentes sistemas e órgãos do corpo. A tua também sobre os músculos, pele e células nervosas de forma a reconstituir esses sistemas ativando a assimilação de oxigênio e dos nutrientes que o corpo necessita, contribuindo para o rejuvenescimento do corpo, aumento da quantidade dos glóbulos brancos, o que fortalece o sistema imunológico. Um relaxamento profundo é obtido depois de alguns minutos de massagem. Assim, numa simples sessão temos a eliminação dos ácidos e das toxinas que estavam alojadas nos músculos, a dor é controlada, os nervos são acalmados, os tendões e ligamentos são alongados. O corpo ganha nova resistência.
Após o tratamento inicial, a manutenção ode ser feita esporadicamente, ou a pessoa irá procurar uma forma de manutenção da saúde do corpo, como Yoga ou Pilates.
Toda a Yoga Massagem Ayurvédica é realizada no chão, sobre um colchonete confortável e aquecido, se for necessário. Almofadas além de tornarem ambiente aconchegante são úteis quando trabalhamos nas laterais do cliente. O pó do mesocarpo do babaçu é um pó medicinal usado nesta terapia, que além de funcionar como peeling, limpando a pele, ativa toda a circulação, sendo ótimo para reumatismo, várias, celulite, esgotamento nervoso, cólicas menstruais, etc.
Indicações da Yoga Massagem Ayurvédica
* Realinhamento Postural
* Rigidez nas Articulações
* Artrite, Artrose, Obesidade
* Fadiga
* Insônia
*Ansiedade, Depressão, Stress
* Constipação Intestinal
* Articulações Calcificadas
* Fortalecimento do Sistema Imunológico
* Alívio Geral de Tensões Físicas, Crônicas ou Agudas

Contra Indicações
Esta Terapia não deve ser feita nos seguintes casos:

● Câncer
● Gestantes
● Trombose Venosa Profunda
● Infecções, Febres
● Erisipela
● Hemorragia
● Erupções na Pele
● Náusea, Vômitos e Diarréia
● Psoriase em atividade
● Icterícia

★ No caso de dúvida, peça autorização médica antes de iniciar o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails