quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Massoterapia



Entendida como uma técnica de massagem corporal, desempenhada por profissional com formação específica, mediante certificado expedido por órgão Competente.
A massagem pode ser vista como uma forma de terapia das mais antigas do mundo, sendo praticada no Extremo Oriente e Oriente Médio há pelo menos cinco mil anos. Também na Grécia antiga se praticava amplamente a massagem para tratar de articulações rígidas e doloridas, entre outros problemas.
Hipócrates, conhecido como o “Pai da Medicina”, escreveu no século V a.C.: “Para se gozar de boa saúde, é preciso tomar um banho perfumado e fazer uma massagem com óleos, todos os dias.”
Na década de 70, o terapeuta norte-americano George Downing  publicou:  O livro da massagem, em que formula a ideia da massagem como uma terapia que considera o indivíduo em sua  totalidade – estrutura física, mental e emocional.
Na massoterapia aplica-se uma técnica de massagem  em que se utiliza as mãos e óleos essenciais e compreende manipulações clássicas como o deslizamento; fricção ou pressão; batimento e amassamento.  A massagem deve ser um mecanismo de transformação, não só para aquele que vem ao seu encontro em busca de um alívio para as suas tensões, mas também para o massoterapeuta que se depara não apenas com um corpo físico, mas com um “ser humano”, constituído de estruturas energéticas que se configura como uma “obra gloriosa do Criador”.
O conhecimento e a aplicação da técnica adequada, são  indispensáveis, mas não suficientes. A massoterapia é um campo que requer profissionalismo e, sobretudo desprendimento, dedicação, ética, conscientização, responsabilidade e muito, mas muito amor.

BENEFÍCIOS DA MASSOTERAPIA
As massagens massoterápicas, em seus diferentes tipos de manipulação, trazem benefícios para todos os órgãos e atuam sobre todos os sistemas do corpo humano: sistema nervoso, endócrino, circulatório, digestivo, muscular, escretor, ósseo e genético, promovendo melhorias significativas no seu funcionamento.
Salientamos que não é necessário estar doente para recorrer à massagem, uma vez que saúde não representa ausência de doenças. Saúde é muito mais, é ter vitalidade!  Atua como meio de Prevenção. O efeito mais imediato e notável da massagem é o relaxamento, motivo pelo qual é associada à redução de tensões. Isso é importante porque a função em geral do organismo fica ampliada quando a pessoa se encontra em estado de relaxamento. Contudo, o benefício maior será evidenciado de acordo com o enfoque dado pela técnica escolhida. Basicamente há três maneiras de atuar sobre o sistema energético durante uma sessão: a de tonificação, Sedação e Harmonização.
O sucesso com o tratamento massoterápico, dependerá muito da pessoa interessada, pois a massagem é um processo de mudança e, mudanças de atitudes, muitas vezes, terão que ser perseguidas com afinco, como por exemplo, o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos.
Receber uma massagem terapêutica é sentir-se acolhido, cuidado e reintegrado consigo mesmo como um todo, sendo esta a visão holística das sessões de massagem, como uma importante opção das terapias Complementares e Preventivas.

Forma de atendimento:
As massagens são realizadas através de atendimento individualizado, previamente agendadas, com duração média de 1 hora por sessão. O número de sessões a ser aplicada, dependerá das necessidades de cada pessoa que optar por essa modalidade para seu bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails