domingo, 17 de agosto de 2014

Massoterapia


Massoterapia – Uma Terapia Holística

massoterapia é considerada uma terapia que se aplica através da massagem e que pode ser utilizada de forma contínua em todo o corpo, ou numa parte específica do mesmo.
Trata-se de uma terapia com longas centenas de anos de existência que tem como objetivo atingir a cura e o reencontrar do bem estar, através de movimentos que utilizam as mãos para exercer pressões, com maior ou menor grau de intensidade, sobre o corpo.
Vestígios do uso da massoterapia foram encontradas em pinturas realizadas em muros, nos túmulos e impressas em cerâmicas. Após o ano de 1960 a terapia pela massagem passou a ser usada em procedimentos biomédicos e por naturopatas o que confere a esta terapia uma base científica própria.
Tal como em outras terapias a massoterapia reflete uma abordagem holística do ser humano, ou seja, acredita que os diversos elementos: emocionais, mentais, espirituais e físicos do ser humano formam um sistema, procurando encontrar a causa das doenças e não acabar apenas com os sintomas.

O que abrange a Massoterapia?

massoterapia abrange diversos tipos de massagens independentemente da sua origem (oriental ou ocidental). Algumas das técnicas mais usuais na massoterapia são o shiatsu, a drenagem linfatica, o “do-in”, a ayuvédica, a reflexologia podal e a massagem relaxante, entre muitas outras.
A opção pela modalidade de massagem mais correta está essencialmente ligada ao distúrbio a ser eliminado, bem como à personalidade do pessoa na qual a terapia vai ser aplicada. As grandes finalidades terapêuticas estão relacionadas como o combate à ansiedade que quando não é tratado de forma precoce pode provocar doenças persistentes, ajuda o relaxamento corporal, trabalha a nível da estética e em questões ligadas à prática de desporto.

O que acontece numa sessão de Massoterapia?

Por norma, numa sessão de massoterapia, o terapeuta tenta conhecer um pouco o modo de vida do cliente, aprofundando acerca do grau de ansiedade a que este está sujeito, assim como o tipo de atividade profissional que exerce. Procura igualmente perceber todos os sintomas apresentados e os aspetos da sua história clinica mais relevantes. Por outro lado questiona o paciente sobre as expectativas e objetivos que este tem em relação a esta terapia. Depois desta conversa inicial segue-se uma avaliação física que se processa através do toque e manipulação.
Nesta terapia existem três tipos de recursos terapêuticos manuais: a manipulação que se baseia em técnicas de movimentação rápida; a mobilização baseada em movimentos lentos e a massagem propriamente dita, que utiliza, dependendo do estilo, diversas manobras.

Os terapeutas têm de ter alguma formação específica?

Os massoterapeutas são sujeitos a uma formação especifica e pautada pelo rigor. O utente que procura a massoterapiadeve pedir informações sobre os terapeutas que trabalham nos espaços onde desejam usfruir do serviço. Só com uma formação especifica este técnicos podem avaliar a situação do paciente e prescrever o tipo de massagem mais indicada à situação que este apresenta.

Quais as grandes vantagens da Massoterapia?

De um modo geral a massoterapia, nas diversas vertentes, proporciona uma sensação de relaxamento e bem estar, podendo ser usada no tratamento de algumas situações patológicas.
Alguns resultados da massoterapia são sentidos de imediato, no entanto, tendo em conta a situação a trabalhar um tratamento prolongado pode ser o ideal. Esta terapia pode ser muito útil no control de situações de stress e ansiedade. É uma terapia muito eficaz no alívio de dores musculares, ajuda a fortalece o sistema imunológico o que leva ao aumento da resistência global do organismo, estimula a circulação sanguinea e ajuda na eliminação de resíduos metabólicos. Estimula as terminações nervosas, aumenta a capacidade respiratória e melhora elasticidade da pele.

A Massoterapia tem contra-indicações?

Apesar de se apresentar como um tratamento terapêutico bastante seguro, registam-se algumas contra indicações para alguns casos específicos. Pessoas que passem por situações de hemorragias graves, trombose, cancro, problemas cardíacos, lesão muscular, diabetes, gravidez e problemas de pele, não devem recorrer a este tipo de terapia. Assim como não é aconselhável a pessoas portadoras de doenças contagiosas, ou problemas de fígado, pulmões e ou rins.

A Massoterapia tem aplicação estética?

Segundo algumas observações clinicas são evidente os efeitos da massagem no que concerne ao aspecto externo da pele. Tratamentos de massagem sobre um membro imobilizado por algum tempo confere uma melhor aspeto e melhora a textura da pele. Através da drenagem linfática o sistema linfatico é estimulado o que traz bons resultados no tratamento de celulite devido ao impulso na eliminação de líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts with Thumbnails