sábado, 19 de março de 2011

Depressão: o mal do século XXI


Manifesta-se com múltiplas características, podendo variar de uma pessoa para outra: sensação de tristeza, ansiedade ou agitação; estados de pânico e desespero, com adormecimento dos lábios, mãos, cabeça ou todo corpo, muitas vezes combinando com desmaios; compulsividade, fazendo a pessoa comer, comprar ou fazer outras coisas de forma exagerada; preocupação excessiva, dores de cabeça, de estômago, no peito, nos intestinos, com diarréias imotivadas ou muitas outras dores exacerbadas sem motivo aparente; excesso de sensibilidade a ruídos e a luminosidade, tonturas, falta de ar, aperto no peito, desânimo, falta do sono noturno e/ou pesadelos, sonolência diurna, diminuição da memória, dificuldade no raciocínio, de concentração ou um estado de “zonzura” mal caracterizado; alterações no tom de voz, como a rouquidão; alterações de sensibilidade ao calor ou ao frio, mãos e pés frios e molhados e muitos outros.

Seu cérebro passa a identificar como sendo sofrimentos reais ou doenças propriamente ditas, podendo induzir, direta ou indiretamente, o aparecimento de uma série de enfermidades como o diabetes, gastrites ou úlceras, colites ulcerativas, hipertensão ou hipotensão arterial, aumento da coagulação do sangue, enxaquecas, enfartes, derrames, disfunções hormonais, alterações menstruais, ganho ou perda de peso, queda de cabelo ou outras doenças da pele, doenças reumáticas, enfim, inumeráveis outras enfermidades incluindo várias formas de cânceres. Tudo isso leva as pessoas a uma longa peregrinação por dezenas de consultórios médicos, especialistas diversos e a exames sofisticados, sem nada ser diagnosticado.

A depressão é um estado psicológico que muito se assemelha com as reações de stress. Vamos fazer uma comparação?

Quando sofremos alguma agressão, seja ela física, química, biológica ou psicológica, nossos sistemas de defesa, específicos para cada agressão, imediatamente entram em ação, defendendo-nos daquele mal.

O que acontece contra uma ação estressante que esteja acometendo o organismo de uma forma nociva.

Aumento da sensibilidade dolorosa (dói tudo). Aumento da sensibilidade visual (a luz incomoda). Aumento da sensibilidade auditiva (ruído incomoda). Perda do sono noturno (à noite os gatos são pardos) e desânimo e sono diurno (pela falta do sono noturno e para conservar energia). Aumento da coagulação do sangue para evitar hemorragia caso seja mordido (facilita enfartes e derrames) Esses sintomas não são muito parecidos com alguns estados de Depressão?

A vida moderna artificializou nossos costumes e nos condicionou sofrer. Tudo em decorrência de nossas incertezas, condicionando-nos a uma preocupação constante. Por outro lado, não enfrentamos o perigo propriamente dito, como esperamos. Esse desequilíbrio na balança que nos adoece. Os sintomas desse desequilíbrio podem se manifestar de muitas formas, porém o estado de depressão predomina.

Uma pessoa encontra-se preocupada com seus problemas financeiros. O organismo identifica uma situação de perigo iminente mas não como sendo um problema financeiro e sim um perigo biológico relacionado à sobrevivência animal como se a pessoa fosse uma presa, prestes a ser atacada por um predador.

Uma pessoa que vive uma situação de stress crônico (depressão), poderá ter uma sensível melhora caso receba massagem frequentemente ou a prática de um esporte coletivo.

Caso os sintomas permaneçam procure um médico psiquiatra pra receitar remédios e voltar a ter uma vida normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails