sábado, 18 de dezembro de 2010

Massagem Russa


A ORIGEM
O conceito nasceu na Rússia. Trata-se de uma massagem anti-stress e que também trabalha o emocional, através do uso do eucalipto e sua propriedade vaso-dilatadora, anti-séptica, estimulante, balsâmica, expectorante, e também eficaz no equilíbrio de energia, sistema respiratório, doenças infecciosas, como asma, bronquite, sinusite, serve como anti depressivo, tônico descongestionante e reforça o sistema imunológico.Consiste numa técnica que utiliza galhos de eucalipto para ativar a circulação sangüínea do paciente através de verdadeiras “surras”. O galho é mergulhado na água quente e posteriormente, batido firmemente em todo o corpo do paciente para acelerar a circulação. Na seqüęncia, se faz uma massagem bem convencional para a eliminação das toxinas, deixando também o corpo dormente, devido ao fruto mentol contido no eucalipto, o que torna o processo prazeroso. O efeito se propaga até 72 horas depois.

NO BRASIL
Seu método consiste no uso de trouxas ou saches de eucalipto molhadas na água quente e friccionadas no sentido horário em todo o corpo. O mesmo procedimento pode ser feito com bandas ou toalhas mergulhadas na infusăo de eucalipto, neste caso, esfregadas ao longo do corpo como se fossem “serrotes”. O movimento vai provocar “vermelhões” fazendo com que a pele assimile cada princípio ativo do eucalipto ativando a circulaçăo. Feito isto, passa-se para a massagem tradicional relaxante com óleos de Girassol, Gergelim e uva com gotas de óleos essenciais, resultado, mais ou menos três dias de torpor agradável.

Esteticamente, atua sobre a celulite e gorduras localizadas, além de proporcionar uma sensação de vitalidade na pele, graças a ativação do colágeno e elastina, também atua nas dores reumáticas, lombares (fadigas musculares), tensões, desoxidante do corpo físico, melhora a circulação (sangüínea e linfática).

RESULTADOS
A massagem russa tem demonstrado resultados positivos principalmente nas infeçőes dos aparelhos respiratórios, tensões, graças a liberações de toxinas dos tecidos musculares. Foi comprovado efetivaçăo de uma boa drenagem linfática e sangüínea. Estes resultados começam a aparecer já nas primeiras sessões. Convém ressaltar que em todos as terapias, especialmente a massagem, recomenda-se que o paciente busque uma dieta equilibrada, rica em fibras, da mesma forma que o exercício físico e essencial para o alcance dos objetivos e a sua manutenção. Sabe-se que nos procedimentos estéticos, a responsabilidade do profissional é de trinta por cento, nos resultados, ou seja, setenta por cento é responsabilidade do paciente. É preciso querer melhorar, e melhorar-se.


A massagem russa e seus benefícios

Como vocês já sabem, a massagem, seja ela de qualquer natureza, só trás benefícios ao seu corpo.

Como o próprio nome diz, esta massagem teve início na Rússia, e é daqueles tipos anti-stress, associando o trabalho com o lado emocional.

Através desta massagem conseguimos o equilíbrio de energia, do sistema respiratório, serve também como anti depressivos e reforça o sistema imunológico, entre outros benefícios.

Esta massagem usa como material, galhos de eucalipto, que ativa a circulação. A técnica consiste em mergulhar o galho em água quente e em seguida o profissional começa a "bater" por todo o corpo do paciênte, acelerando assim a circulação.

O próximo passo, após este descrito acima, trata-se da massagem convencional, para que as toxinas do organismo sejam liberadas. O efeito deste conjunto de técnicas é de aproximadamente 72 horas.

Já no Brasil, ocorreram algumas adaptações da massagem russa, pois ao invés de se utilizar os galhos, usamos aqui, sachês ou trouxas de eucalipto molhadas em água quente e friccionadas no paciênte.

A nível estético, este tipo de massagem atua contra a celulite e gorduras localizadas, e proporciona uma sensação de vitalidade na pele.

A massagem russa vem demonstrando alcançar ótimos resultados nas infecções do aparelho digestivo e tensões.

Para potencializar ainda mais os benefícios da massagem russa, o paciênte deve contribuir tendo uma alimentação saudável, rica em fibras e tendo em sua rotina a prática de atividade física.

MASSAGEM RUSSA NA COLUNA VERTEBRAL

As vértebras da coluna criam um canal que aloja e protege a medula espinal. Ela está em conexão com o tronco do cérebro e com o cérebro no crânio e o sistema nervoso central e é o centro de controle para todo o complexo do sistema nervoso, que percorre todo o corpo. A correta postura da coluna é a chave para o bom funcionamento do corpo. Uma massagem executada de forma correta na coluna, com manipulações nas vertebras pode curar os nervos débeis e desordens psíquicas. Por isso é que esta massagem é recomendada e deve ser feita pelo menos uma vez por semana ou pelo menos 3 vezes por mês, para corregir e prevenir a má postura e as dores musculares.


O que é? A massagem indicada para todas as patologias ligadas à coluna vertebral. Neste tipo de massagem utilizam-se técnicas próprias com o objetivo de ativar a circulação sanguínea e linfática, auxiliadas com o uso de óleos, com o objetivo de aumentar a irrigação e relaxar toda a musculatura situada na região das costas.

Quais são os efeitos?
- Diminuição da tensão muscular;
- Alívio da dor;
- Combate a inflamação;
- Atua no sistema nervoso e circulatório;
- Ativa a circulação sanguínea e linfática;
- Proporciona bem estar e melhora do estado de alerta;
- Melhora a irrigação;
- Nutre o tecido muscular e esquelético;
- Desintoxica a musculatura;
- Previne e combate a osteoporose;
- Melhora a digestão;
- Ativa o sistema urinário pela troca de líquidos no organismo;
- Aumenta oxigenação sanguínea melhorando a respiração e colaborando para o aumento da defesa do sistema imunológico;
- Evita o stress – agente causador de muitas doenças nos dias de hoje

É extremamente benéfica para diversos problemas, como por exemplo, para os sintomas que são devidos a bloqueios nas vértebras:

Cervical:
- Dor de cabeça;
- Tonturas;
- Vista baralhada;
- Zumbido nos ouvidos;
- Formigamento nos braços e mãos;
- Queimação e/ou ardência nos braços e mãos;
- Dores irradiadas para braços e mãos;
- Sensação de peso nos membros superiores (braços);
- Limitação de movimento (torcicolo)

Dorsal:
- Falta de ar;
- Dores no peito;
- Náuseas;
- Má digestão;
- Taquicardia

Lombar:
- Disfunção intestinal e urinária;
- Má digestão;
- Dores irradiadas para as pernas (ciática);
- Queimação e/ou ardência nas pernas;
- Sensação de peso nas pernas;
- Limitação de movimento;
- Impotência sexual masculina (passageira);
- Cólicas menstruais exacerbadas

Contra-Indicações:
- Infecções agudas (ossos, articulações, pele, músculos);
- Feridas abertas;
- Queimaduras recentes;
- Febre;
- Constipações;
- Tromboses recentes;
- Descalcificações graves (osteoporose severa);
- Doença malígna em fase de evolução.

Um comentário:

  1. Excelente Massagem, já fiz e recomendo! Em São Paulo eu fiz na Aero Massagem.

    http://www.casademassagem.net/massagem-russa.php

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails