terça-feira, 6 de julho de 2010

Quiropraxia


"- A parte da Medicina que faz uso das mãos para curar, produz resultados mais efetivos que outros meios.”
Celsus

• O que é?
Desde tempos imemoráveis o uso das mãos é um dos métodos mais conhecidos e largamente empregados nas práticas terapêuticas.
Quiroprática, Quiropatia ou Quiropraxia (do grego “Prática das mãos”), consiste no ajuste vertebral e das demais articulações do corpo, usando as mãos como ferramenta principal, para fazer suaves e profundas manipulações nas estruturas articulares.

• História:
A Quiropraxia foi cuidadosamente estudada e aplicada pelos chineses, egípcios, hebreus e gregos, sendo estes que identificaram os princípios básicos e lançaram os fundamentos para o Mundo.
A moderna Quiropraxia foi desenvolvida pelo canadense Dr. Daniel Palmer em 1855 nos EUA e no Brasil pelo Professor Matheus de Souza na década de 60.


• Princípio Fisiológico:
Os tecidos nervosos que são provenientes da coluna vertebral, abastecem órgãos, vísceras, músculos e articulações, levando a todo corpo impulsos nervosos necessários ao bom funcionamento orgânico.
Quando existe uma má postura da coluna vertebral ou uma vértebra sub-luxada, todo abastecimento é prejudicado, impedindo que os impulsos nervosos cheguem de maneira suficiente ao corpo, gerando dores, doenças e limitações.

• Procedimento Terapêutico:
O Quiropraxista, após avaliação, fará manipulações na coluna e demais articulações, com o intuito de liberar a passagem dos impulsos nervosos restabelecendo a saúde.
• Indicações:
Dores em geral,
Alteração do sistema neuro-músculo-esquelético,
Desvio postural da coluna,
Bloqueios articulares e musculares,
Cefaléias de origem cervical,
Disfunções orgânicas de origem da coluna vertebral.

• Contra-indicações:
Doenças que causem fragilidade óssea como:
Osteoporose.
Doenças tumorais locais
Próteses locais
Imaturidade óssea

Observação:
Nas hérnias discais em fase aguda, o tratamento poderá ser realizado em áreas próximas da lesão.



Texto:Paulo Geanetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails