segunda-feira, 5 de julho de 2010

A importância do toque


O toque é o sentido mais básico do ser humano e dos animais. Visão e audição levam algum tempo para se desenvolverem completamente; olfato e paladar precisam de pontos de referência ou estímulos específicos; mas a percepção e os benefícios do toque estão disponíveis tanto ao ser humano como ao animal desde os primeiros momentos de vida.

Segundo estudos podemos comprovar que, bebês recém-nascidos que são tocados e expostos a contatos com seres humanos, por um período de 30 segundos e depois colocados em isolamento, quando recolocados mais tarde em contato humano mostram-se mais interessados em explorar pessoas do que outro estímulo ambiental.
Os bebês que não foram expostos a contato humano precoce não demonstraram preferências em nenhum dos sentidos, ou seja, a experiência foi completamente nula. E isto para dizer e comprovar uma vez mais que o toque é terapêutico.

Estudos confirmam e comprovam também ainda que os bebês que recebem estimulação táctil (são tocados) já nas primeiras horas de vida crescem e se desenvolvem melhor do que aqueles que não são tocados.

É tal e qual como o exemplo dado em que duas crianças enfermas colocadas em berçários diferentes só uma delas vai usufruir da cura e vai com isto ter uma evolução positiva na sua enfermidade e aquela criança que foi tocada e acarinhada, é a que vai ter uma recuperação totalmente nula.

As crianças quando efetivamente “tocadas são também mais ativas, alertas e respondem melhor face à vida e às suas vivências e de interação de mãe para filho, de irmão para irmão, etc, (isto estando a dar um mero exemplo), pois o Amor é o primeiro sentimento que o bebé tem de sentir por parte dos seus progenitores (pais).

Mas os benefícios do toque não se resumem apenas à infância. Nós temos ao longo da vida duas formas de sermos amados, o amor da infância e o amor de uma futura pequena família , a primeira devemos ter na infância por parte dos nossos progenitores e a segunda já na idade adulta por parte de quem nos acompanhar na nossa caminhada.

Quando somos adultos e recebemos massagens temos menos problemas com stress e ansiedades. Além disso, tocar o indivíduo ajuda-o imenso a reduzir a pressão sanguínea e traz nítida sensação de relaxamento e bem - estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails