terça-feira, 13 de julho de 2010

Condições para uma massagem eficiente


- Conhecimento da anatomia, histologia e fisiologia da pele e músculos;
- Conhecimento profundo das manobras a serem executadas, suas indicações e contra-indicações, direção, pressão, velocidade, ritmo, freqüência e duração das sessões;
- Conhecimento da patologia a ser tratada, possibilidade de utilização de lubrificantes;
- Posicionamento adequado do paciente e do terapeuta;
- A duração do tratamento deverá se estipulada levando-se em conta a patologia envolvida, a técnica a ser utilizada, o tamanho da área a tolerância do
indivíduo a ser manipulado;
- A freqüência do tratamento variará de acordo com a técnica, entretanto, a redução desta deve ser considerada de acordo com a melhora do quadro;
- Avaliação dos sinais e sintomas pós-tratamento.

PRINCÍPIOS DA MASSOTERAPIA CLÍNICA:

- O indivíduo é um organismo global: Tudo está interligado e relacionado. O terapeuta deve lembrar-se de que cada parte também deve ser vista do contexto do todo.
Por exemplo, um paciente com entorse de tornozelo, protege a perna lesionada, causando tensão nos músculos do quadril e da coluna lombar. O resultante desequilíbrio pode afetar os músculos cervicais, tratar apenas estes músculos não resolveria o problema.
- O tecido muscular encurtado pode não funcionar. O tecido muscular funciona pela contração e, portanto, não pode trabalhar se estiver encurtado.
- Os tecidos moles do corpo reagem ao toque. A dor miofascial é causada por um circuito de retroalimentação (feedback) neuromuscular, no qual a estimulação por meio do toque interrompe este processo restaurando a função normal.

A massoterapia clínica baseia-se firmemente nesses três princípios. O massoterapeuta clínico é aquele que trata os tecidos moles, persistentemente encurtados e tenta restaurar sua função natural e indolor por meio do toque, sem deixar de considerar o paciente como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails