sábado, 26 de dezembro de 2009

Massagem Coluna vertebral

Fases da massagem

Preparado o ambiente e posicionado o cliente de acordo com a região a ser trabalhada. O terapeuta deve higienizar as mãos e aquecê-las, em movimentos de fricção, com o óleo que utilizará para a massagem.

O massagista deve posicionar as mãos sobre a região a ser massageada e combinar sua respiração com a do massageado. Ainda, como ciclo de energia, pode imaginar uma cachoeira que conduz a energia a partir da linha vertical de seu corpo e continuando em posição horizontal para a linha do cliente.

Direção: Paralela às fibras musculares. O sentido para cima ou para baixo, para dentro ou para fora modifica conforme a região a ser tratada.

Aquecimento: Com ritmo contínuo, similar velocidade da respiração, e repetições múltiplas de três o aquecimento tem um período de leveza das mãos até uma pressão média, no início da manipulação. E da pressão média para leve ao final da massagem.

Manobras: Deslizamento; Amassamento; Fricção; Percussão e Tapotamento; Pinçamento; Vibração e Rolamento.

Tempo: Dependerá da quantidade de manobras e suas repetições. Se o indivíduo relatar dor ou incomodo em qualquer manipulação é necessário reduzir a pressão e diminuir as repetições no local.

Relaxamento: Descanso do cliente ao término da massagem.

Após realizar a massagem, enquanto o cliente relaxa, é fundamental que o massagista lave as mãos e braços com água em abundância. Deixando a água cair lentamente por toda a extensão do antebraço, punho e mão.

Prepare o ambiente tranqüilo e tome todas as precauções de higienização e postura para não se auto-prejudicar.






Materiais
- Óleo mineral com ou sem essência,cremeou gel;- Álcool;- Toalha Grande.

Ao tocar o cliente, mantenha o toque até finalizar a massagem. Retire todos os objetos de metal. E derrame uma colher de óleo sobre a mão para facilitar o deslizamento.

Todos os movimentos na massagem da coluna devem iniciar na região lombar e finalizar na cervical. E devem ser múltiplos de três para um controle do massagista.



Nunca trabalhe as manobras sobre a região central das costas, sobre osossos da coluna, apenas nas laterais.

Inicie com a manobra de aquecimento. Deslize as mãos em ritmo contínuo, comece com pressão leve, passe a suave e alcance a média. A pressão média deve se manter para as próximas manobras.




Deslize o polegar da lombar até a cervical em repetição de duas séries de três seqüências, pressão média. Faça o mesmo em torno da escápula






Inicie a sequência de fricção. Deslize o polegar em pressão média e movimentos circulares, novamente da lombar para a cervical. Nesta manobra trabalhe um lado por vez.



Em seguida, utilize o polegar e o incicador para pinçar a lombar. Não aperte demais, lembre-se a massagem deve ser relaxante. Com a musculatura pinçada utilize ou outros dedos para deslizar o pinçamento até o topo da coluna. Como na imagem central, pince e imagine que cada dedo livre deve subir a coluna teclando numa bolinha.

A sensação que o cliente deve ter é de algo cilíndrico subindo por sua coluna.
Para a manobra seguinte forme um V com a mão esquerda e utilize o polegar da direita para empurrar a musculatura. Lembre-se que são sempre movimentos ascendentes e múltiplos de três.



A próxima sequência é o amassamento. Como se trabalhasse uma mistura homogênea e condensada, cuidado com o excesso de pressão.





Deslize o amassamento para a região do trapézio, relaxe toda a região dos ombros com este movimento.





Este é o único movimento que será trabalhado também na cervical, para isso - se não tiver uma maca de massagem - peça ao cliente para encostar a testa na cama e inicie a manobra com mais suavidade.



Finalize a massagem com a percussão, mãos na posição vertical em movimentos de tapotagem intercalados.







Passe a vibração, com as palmas abertas e uma leve trepidação em movimento ascendente, sempre.







Faça uma nova seqüência de deslizamento, passando da pressão média para a leve e termine com a troca de aquecimento centrado, palmas abertas sem tocar o cliente, apenas emanando o calor.




Deixe o cliente repousar por alguns minutos, enquanto o massagista faz a própria limpeza das mãos.

Higienização

Após realizar a massagem, enquanto o cliente relaxa, é fundamental que o massagista lave as mãos e braços com água em abundância. Para aliviar a tensão e a sobrecarga de energias.

Ensaboe toda a extensão do antebraço, punho e mão. Deixe a água cair lentamente - por alguns segundos - para enxaguar.
Esfregue mãos e braços com álcool.

2 comentários:

  1. Mais um excelente artigo.muito bom mesmo...
    Muitos parabens e continue o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela partilha. Além de muito interessante, está muito bem exposto.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails