A mão humana é uma das maravilhas da natureza; duas principais funções - sensitiva e motora - podem ser imputada nelas.
I - Alisamento Superficial
O alisamento superficial fornece informações iniciais sobre a pele e os grupos musculares superficiais. Em particular, os locais dos pontos deflagradores e dos pontos de pressão podem, com freqüência, ser identificados pelo uso de manipulações. As alterações observadas após a prática de um alisamento superficial fornecem dados subjetivos e objetivos sobre o efeito dos procedimentos usados.
O alisamento superficial proporciona tempo para que o paciente se adapte ao "toque" do terapeuta, embora alguns pacientes que são "tactilmente defensivos" possam necessitar de uma abordagem modificada. O relaxamento pode ser realçado e avaliado pelo alisamento superficial.
II - Alisamento Profundo
O alisamento profundo (inclusive a effleurage), realizado lentamente sobre grandes áreas, mobiliza os líquidos nos canais linfáticos e venosos. Estes movimentos também podem ser usados no delineamento de vias vasculares, tendões e ligamentos específicos, além das estruturas afins.
As variações especiais destes movimentos, como o rolamento e arrastamento da pele, têm utilidade na identificação de alterações localizadas específicas. Essas técnicas são similares aos movimentos básicos da massagem do tecido conjuntivo.
III - Percussão e Vibração
Percussão e vibração são técnicas usadas sobretudo no tratamento dos distúrbios pulmonares. São utilizadas técnicas percussivas seletivas ou precisamente aplicadas, com o objetivo de testar as respostas reflexas dos músculos; essas técnicas podem ser usadas na estimulação de estruturas ligamentares e tendinosas específicas.
IV - Movimentos de Fricção Profunda
Os movimentos de fricção fornecem a informação mais específica e melhor localizada acerca de certas estruturas do tecido conjuntivo, podendo ser avaliadas a complacência e a aderência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário