domingo, 13 de setembro de 2009

A "energia" na massagem


“A energia é a causa de toda produção e toda destruição” ( NEI JING SU WEN).

A tese oriental sustenta que a matéria é um estado de condensação da energia e que esta ao dispersar-se , retorna ao seu estado inicial de energia.

As técnicas de massagem variam em grande número dependendo da anatomia de cada ponto, do estado de equilíbrio energético da pessoa e da região a ser tratada, dos objetivos da massagem e da posição em que nos encontramos.

Há, basicamente, três maneiras de atuar sobre o sistema energético durante a realização de uma sessão de massagem: a TONIFICAÇÃO, a SEDAÇÃO (ou dispersão) e a HARMONIZAÇÃO, que devem ser selecionadas de acordo com o diagnóstico do quadro energético no momento da massagem.

A TONIFICAÇÃO consiste, de uma maneira geral, em fazermos a massagem nos sentidos horários e centrípeto, a favor da direção do fluxo de energia do meridiano e após seu horário de predominância. O tempo de aplicação da massagem é mais breve , as pressões são intermitentes, leves, rítmicas e rápidas, superficiais; o aprofundamento do toque se faz de forma lenta e a retirada é rápida.

Empregamos o método de tonificação para tratar estados de deficiência energética (frio, flacidez, hipoestesia, hipotensão, suor frio, inchação, paralisia, hipotonicidade, torpor, inatividade).

A SEDAÇÃO OU DISPERSÃO, ao contrário da tonificação, baseia-se na realização da massagem nos sentidos anti-horário e centrífugo, no sentido oposto ao do fluxo energético do meridiano e antes do seu horário de predominância. O tempo de aplicação da massagem é mais prolongado; as pressões são contínuas, fortes, lentas, profundas; o aprofundamento do toque é realizado de forma rápida e a retirada é lenta.

O método de sedação ou dispersão deve ser empregado quando queremos tratar um estado de excesso da energia (dor, espasmo, quentura, contração, hipertensão, hipersecreção, inflamação, convulsão, hipertonicidade, hiperatividade).

Na maioria das vezes, quando estamos num equilíbrio satisfatório ou quando não temos clara indicação da técnica de tonificação ou de sedação da energia, usamos a técnica da HARMONIZAÇÃO, que consiste em exercemos uma pressão sobre o ponto de massagem enquanto realizamos movimentos circulares, que deslizam a pele sobre os tecidos mais profundos.

Os toques variam de intensidade e duração conforme a nossa disponibilidade de tempo e o objetivo da massagem. A aplicação dos toques durante apenas alguns segundos nos pontos escolhidos é o suficiente para a manutenção da saúde e prevenção de doenças através da automassagem. No entanto, quando estamos tratando um determinado estado de alteração da saúde, devemos nos deter de um a cinco minutos em cada um dos pontos especificamente indicados para tal desequilíbrio.

A quantidade de vezes que fazemos a massagem também varia, podendo ser empregada diariamente em casos crônicos ou ser realizada várias vezes ao dia em casos agudos.

Para que a massagem tenha um efeito satisfatório, e fundamental que o toque tenha penetração no organismo e que desperte o Qi do local. Isso implica a tomada de consciência da existência do ponto em questão. Além disso, podemos perceber a chegada do Qi pelo próprio toque, por alterações da coloração da pele no local do ponto massageado e mesmo pela expressão e atitude d quem está recebendo a massagem.

A intenção do coração e da mente durante a aplicação da massagem, assim como a consciência do momento presente, exercem significante influência sobre o efeito do toque no corpo, potencializando os seus resultados. Por isso, a medicina chinesa recomenda uma série de treinamentos interiores com a finalidade de aprimorar o praticante da massagem no emprego da sua intenção voluntária.

A postura corporal do praticante da automassagem (ou do massagista e da pessoa massageada, quando for o caso) também é de grande importância par o bom resultado da massagem. O praticante deve posicionar-se de maneira que todo o seu corpo não só dê apoio à parte que exerce a técnica escolhida, mas também que a sua postura favoreça a conexão do seu corpo com o céu e a terra, que renovam constantemente a sua energia.

Além dessas considerações da medicina taoísta, devemos também ter em mente o efeito mecânico que o toque da massagem exerce sobre as estruturas anatômicas do corpo.

A pressão exercida sobre a superfície do corpo, por si, já provoca o esvaziamento sangüíneo dos tecidos, melhorando a remoção dos resíduos do metabolismo celular e promovendo a chegada do sangue renovado pela respiração e rico em nutrientes. Provoca, também, uma reação sobre o sistema nervoso, que consiste em um arco-reflexo cuja resposta é a vasodilatação, não apenas no local massageado mas também nos órgãos internos e tecidos inervados pelo mesmo segmento do sistema nervoso estimulado pela massagem. Assim, a massagem regula a função nervosa, promove a circulação sangüínea e fortalece a resistência do organismo.

No sistema locomotor em particular, seu principal local de atuação, a massagem pode ornar as articulações mais flexíveis e fortalecer os músculos, tendões, fáscias e ossos. Isso equilibra o tônus do sistema músculo-esquelético e influencia diretamente o funcionamento dos órgãos internos. Diz a medicina chinesa que, se todas as juntas do corpo estiverem flexíveis e ajustadas, o organismo todo estará em equilíbrio.

A massagem pode, então, de uma maneira generalizada, ser concebida como toda e qualquer movimentação do copo que facilite a regulação do fluxo fisiológico das diversas funções orgânicas.

Para quem está iniciando na arte da massagem, é prudente começar os toques do leve para o pesado, do lento para o rápido, do superficial para o profundo.

Lembre-se sempre de aquecer as mãos, esfregando uma contra a outra, para energizá-las antes de começar a massagem.

Sempre que possível, após a realização da massagem em um lado do corpo, repita o mesmo procedimento no lado oposto, para que a energia fique equilibrada.

Óleos, cremes, pomadas e ungüentos, de diversas fragrâncias e componentes, desde que sejam indicados para o uso sobre a pele, também podem ser empregados para potencializar o efeito terapêutico da massagem. A medicina chinesa possui diversas fórmulas com essa finalidade.

Finalmente, devemos dizer que o bom senso, a intuição, a criatividade e a presença, bem como um bom treinamento físico e mental, são qualidades que devem sempre acompanhar quem está atuando com massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails