domingo, 26 de novembro de 2017

Massagem do Tecido Conjuntivo - O que é?


Massagem do Tecido Conjuntivo - O que é? - Seria um sistema de técnicas de massagem que tem como foco a melhora da tensão e mobilidade do tecido conjuntivo, aumentando de fora geral a circulação, relaxando a musculatura e melhorando o funcionamento dos órgãos internos. O objetivo da massagem determina quanto tempo o tratamento irá durar e ser administrado e o número das sessões. Cada sessão consiste de um tratamento geral na coluna, seguido por um tratamento bastante especifico nas varias zonas ou de outras áreas do corpo.  O tratamento por massagem pode ser feito diariamente, por aproximadamente 10 a 15 sessões se preciso. As técnicas de Massagem do Tecido Conjuntivo podem ser realizadas na maioria das áreas do corpo, não somente na região das costas, mas também em regiões mais periféricas.

A pessoa se senta em uma superfície firme com os quadris e joelhos em forma de ângulos retos, com os pés bem apoiados. As costas devem ficar expostas, mas o aspecto anterior do paciente pode ficar coberto durante o tratamento. O profissional (Terapeuta)  senta-se ou fica de pé por trás do paciente. Lubrificantes normalmente não são utilizados durante a aplicação da técnica. 

O tratamento inicia-se com um exame na pele que reveste das costas do paciente. É feita uma minuciosa avaliação e observação da postura dos músculos, como também uma palpação bem cuidadosa das estruturas orgânicas. Algumas partes podem ter um aspecto inchado. A palpação diagnóstica revela muitas vezes rigidez e tensão dos tecidos em certas partes do corpo. O foco do exame seria mapear as áreas de contorno anormal, ligando-as aos outros sinais e sintomas da pessoa (paciente), mas a própria avaliação tem um efeito profundo no sistema nervoso autônomo da pessoa. 

Depois do exame inicial, o tratamento se iniciará. São feitos dois tipos de manipulação: uma rápida e uma mais demorada. Os movimentos começam na região sacral, glútea ou lombar, nessa ordem que progridem para cima e para fora, e na direção das partes afetadas. É recomendável que todo o tratamento comece na área sacral, para se ter certeza de uma reação vascular normal da raiz da árvore de distribuição autônoma. Porém, é muito importante progredir para os seguimentos afetados de forma mais rápida. Os movimentos são feitos por uma tração tangencial do dedo médio apoiado pelo anular, ou indicador. Alguns profissionais terapeutas optam em usar o dedo indicador apoiado pelo dedo médio.

Normalmente, o paciente tem uma sensação de corte ou arranhadura, ou pressão indefinida. Estas respostas somem gradativamente, à medida que o paciente vai melhorando. São criadas respostas locais e gerais. A resposta mais óbvia à Massagem do Tecido Conjuntivo é a resposta local, visível sobre as áreas que estão sendo tratadas. Após alguns minutos aparecem tiras com uma cor avermelhada marcando as áreas onde o terapeuta aplicou a pressão.  A pressão dos dedos nos tecidos gera pequenos traumatismos na área, e isso libera várias substâncias que disparam reflexo. A liberação de histamina, com outra substancias produz a significativa vasodilatação ocorrente na área.

A resposta da Massagem do Tecido Conjuntivo varia muito, especialmente dependendo de quais as áreas estimuladas. As respostas gerais consistentes com um efeito no sistema nervoso autônomo duram várias horas após o tratamento: estimulação da circulação sanguinea, aumento do funcionamento dos órgãos viscerais, reequilíbrio da atividade autônoma.

São Poucas as contraindicações para a Massagem do Tecido Conjuntivo que seriam: alguns distúrbios cardíacos, condições cutâneas generalizadas que afetem as costas, câncer, excesso de pêlos nas costas, feridas abertas,ou outras lesões cutâneas na área a ser tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails