terça-feira, 14 de novembro de 2017

10 Benefícios da Massagem para a Saúde



A massagem é uma das técnicas mais antigas para a promoção da saúde e bem estar. Ela compõe uma combinação de movimentos repetitivos aplicados em várias partes do corpo. Atualmente existem vários métodos de massagem com funções diferenciadas que proporcionam um simples relaxamento ou a cura de uma doença.
Seus grandes benefícios vão desde melhorar o sono e humor até há tratar constipação e auxiliar no tratamento de câncer, o que a torna parte da medicina alternativa. Por outro lado, algumas pessoas a praticam como uma forma de prevenção de lesões, envelhecimento e estresse.
Conheça agora 10 incríveis benefícios da massagem
1- Aumenta a imunidade
Sabia que massagens podem potencializar seu sistema imune? Isso acontece devido ao aumento dos glóbulos brancos, responsáveis pela proteção de doenças. Por aumentar a circulação sanguínea, ela promove o bom funcionamento dos órgãos em geral.
Ainda podemos dizer que o relaxamento experimentado depois de uma sessão combate o estresse, um dos principais vilões da saúde.

2- Trata a depressão

Conhecida como o mal do século, a depressão, é reconhecida como uma doença física, resultado da falta de neurotransmissores e dos hormônios da felicidade. Então, a cura se baseia em suprir essa necessidade. Nesse caso, a massagem é indicada como forma de terapia ou tratamento complementar.
Alguns pesquisadores de Taiwan, analisaram mais de 17 pesquisas e descobriram que uma massagem relaxante pode diminuir gradativamente sintomas da depressão.
3- Ajuda no tratamento do câncer
Parece mentira mas está comprovado que massagem auxilia no tratamento dos sintomas gerados pelo câncer.
Em 2004, foi realizado um estudo no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, na cidade de Nova York, e notou-se que pacientes com câncer sentiram menos dor, fadiga, estresse, depressão, náuseas e um aumento significativo na qualidade de vida, depois de algumas sessões de massagem profunda.

4- Alívio da ansiedade e estresse

Quem nunca quis uma massagem depois de um dia cansativo?! A principal explicação está no fato de que movimentos relaxantes e repetitivos retiram a tensão dos nervos deixando todo o corpo mais flexível. Também ocorre uma sensação de bem estar pois o cérebro libera mais endorfinas e diminui os hormônios do mal humor.
O que torna a massagem tão diferente é o fato de poder ser feita diariamente em pessoas de qualquer idade, inclusive em crianças.

5- Trata insônia

Fazer uma massagem depois de um longo dia de trabalho não só diminui o cansaço, mas provoca um relaxamento físico e mental profundo, o que promove uma boa noite de sono.
Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de , reuniu cerca de 30 pessoas que sofriam com dor crônica. Essas pessoas receberam massagens 2 vezes por semana durante um mês aproximadamente e entre os resultados constatou-se que distúrbios do sono como acordar várias vezes na noite ou a demora pra pegar no sono tiveram uma grande melhora.

6- Redução da dor

Massagem para diminuir a dor é extremamente eficaz em casos de dor crônica, sendo indicada pelos próprios médicos.
Durante a sessão, o massagista se concentra em liberar pontos de dor, alonga os músculos e diminui tensões. Isso aumenta a circulação no local reduzindo a dor e a eliminação de toxinas.
Dores pós cirurgia, enxaqueca, lombar e pós treino tem tido excelentes resultados com o uso de massagem diária ou semanal.

7- Fortalece o sistema urinário e digestivo

Massagem abdominal melhora o corpo externamente e internamente promovendo o bom funcionamento do organismo como um todo. Em especial, órgãos do sistema urinário e digestivo funcionam de forma adequada quando são estimulados.
Um estudo publicado pelo International Journal of Nursing Studies mostrou que massagem pode ser indicada no tratamento de constipação. Cerca de 60 pessoas foram divididas em 2 grupos, o primeiro recebeu laxante e sessões de massagens e o segundo recebeu apenas laxante. Depois de 8 semanas, o resultado foi uma redução duas vezes maior nos problemas intestinais do grupo da massagem.

8- Melhora o funcionamento do coração

A massagem conduz o sangue por todo o organismo mais rapidamente, melhorando a circulação. Além disso, a imunidade do corpo aumenta e o protege contra os radicais livres.
Outro beneficio é a regularização da pressão arterial e da frequência cardíaca, ideal para quem sofre algum tipo de disfunção.

9- Promove a beleza

Mais do que uma questão de saúde a massagem também promove a beleza. Existem massagens que utilizam de técnicas específicas para o tratamento da postura e defeitos estéticos.
Já outras, conferem brilho ou tonicidade, por aumentar a circulação no local, também preveni o envelhecimento precoce por estimular a regeneração das células e aumenta a flexibilidade.
Além disso, o uso de óleos corporais hidratam a pele do corpo evitando o ressecamento.

10- Ajuda no parto

Futuras mamães encontram na massagem, junto com técnicas de respiração, uma forma de diminuir a dor nas costas durante o parto.
A massagem também ajuda no pós parto pois as mães tem uma recuperação mais rápida e ficam menos tempo no hospital.

II) Fatores de riscos

Massagem como qualquer outro procedimento não é indicado para todas as pessoas, veja alguns fatores de risco:
  • Osteoporose grave
  • Trombose profunda
  • Queimaduras
  • Lesões na pele
  • Fraturas
  • Problemas hemorrágicos
  • Uso de afinadores de sangue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails